Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44138

Compartilhe esta página

Título: Fatores associados à ideação suicida e à tentativa de suicídio de jovens estudantes de um Instituto Federal de Pernambuco
Autor(es): CRISPIM, Marília de Oliveira
Palavras-chave: Suicídio; Estudantes; Saúde mental; Educação em saúde; Enfermagem
Data do documento: 31-Ago-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: CRISPIM, Marília de Oliveira. Fatores associados à ideação suicida e à tentativa de suicídio de jovens estudantes de um Instituto Federal de Pernambuco. 2021. Dissertação (Mestrado em Enfermagem) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: O comportamento suicida é um grave problema de saúde pública, pelo aumento da prevalência que tem sido registrado na população jovem e os prejuízos sociais advindos, o que desperta a necessidade da compreensão dos seus aspectos, das ações de prevenção ao suicídio e de educação em saúde no ambiente acadêmico. A pesquisa objetivou analisar os fatores associados à ideação suicida e tentativa de suicídio de estudantes de uma Instituição Federal de Ensino Superior. Estudo transversal, com abordagem quantitativa, realizado no período de abril a dezembro de 2019. A amostra foi composta por 876 estudantes de ambos os sexos, maiores de 18 anos, matriculados na modalidade presencial dos cursos técnico e superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco, campus Recife. Foi utilizado um instrumento com informações sociodemográficas, acadêmicas, comportamentos de risco e avaliação de saúde mental. Para verificação do comportamento suicida, adotou-se a escala de Ideação suicida de Beck (BSI) e para identificação de sofrimento mental, o Self-Reporting Questionnaire (SRQ-20). A análise dos dados ocorreu por meio da estatística descritiva, com testes de associação (Qui-quadrado de Pearson ou teste de Fisher) e regressão logística binária. O estudo foi aprovado pelo Comitê de ética da Universidade Federal de Pernambuco, parecer no 4.040.537. A prevalência de ideação suicida foi de 15,6% e tentativa de suicídio foi de 7,9%. O percentual de ocorrência de Transtorno Mental Comum foi de 41,3%. Os fatores associados à ideação suicida foram ter religião, consumo de maconha nos últimos 30 dias e quadro sugestivo de sofrimento mental. A religião diminuiu as chances de ocorrência desse pensamento. Sobre a tentativa de suicídio, a religião também se mostrou como fator que diminui as chances de ocorrência. Tentar suicídio duas ou mais vezes teve como variáveis associadas o uso de maconha nos últimos 30 dias e ocorrência de quadro sugestivo de sofrimento mental, ambas aumentaram substancialmente a chance de outra tentativa de suicídio. Ideação suicida e tentativa de suicídio mostraram associação significativa com consumo de maconha nos últimos 30 dias e quadros sugestivos de sofrimento mental. A alta prevalência de ideação suicida, tentativa de suicídio e sofrimento mental revela a necessidade de intervenções de curto e médio prazo, voltadas para população de jovens estudantes. Assim, dentro do contexto acadêmico, o enfermeiro educador pode direcionar as ações de educação em saúde para prevenção do suicídio, considerando, sobretudo, o uso abusivo de drogas, tentativas prévias de suicídio e quadro sugestivo de sofrimento mental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44138
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Enfermagem

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Marília de Oliveira Crispim.pdf949,84 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons