Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4412
Título: Medidas alternativas de bem-estar : a abordagem da felicidade
Autor(es): Luiz do Nascimento Júnior, Valfrido
Palavras-chave: Economia da Felicidade;Bem-estar subjetivo;Utilidade subjetiva;Abordagem da Felicidade
Data do documento: 2007
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Luiz do Nascimento Júnior, Valfrido; Ricardo Nogueira, José. Medidas alternativas de bem-estar : a abordagem da felicidade. 2007. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2007.
Resumo: Desde a última década, os economistas têm desenvolvido estudos sobre o bem-estar humano sob uma nova ótica, a abordagem da felicidade. O enfoque principal tem sido entender a relação entre a felicidade e os resultados econômicos. Para isso, a satisfação de vida tem sido observada com base em uma nova abordagem da utilidade, a utilidade subjetiva, onde o axioma da preferência revelada deixa de ser o principal instrumento de mensuração de bem-estar individual e social. A ferramenta usada para auferir bem-estar, nesse contexto, é o questionamento direto aos indivíduos acerca da satisfação que eles experimentam com a vida que têm levado. A abordagem da felicidade permite observar a relação entre o bem-estar subjetivo informado e uma série de variáveis como a renda, desemprego, inflação, criminalidade, e características sociais, econômicas e institucionais do próprio indivíduo. A Economia da Felicidade, como tem sido denominada essa área de pesquisa, tem resultado em muitas implicações para políticas em várias áreas, principalmente políticas de bem-estar. Vários trabalhos têm estudado a felicidade em diferentes países e isso tem contribuído para se ter uma visão do porquê das disparidades de felicidade entre indivíduos de diferentes nações. Esse trabalho propõe ainda uma aplicação simples da abordagem da felicidade para a Região Metropolitana de Recife e para a cidade de Igarassu
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4412
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo6018_1.pdf678,74 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.