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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4410
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Título : | Deixem que digam, que pensem, que falem: a homofobia na visão dos formandos de Licenciaturada UFRPE |
Autor : | TAVARES, Liliana Barros |
Palabras clave : | Homofobia; Formandos em licenciatura; Heteronormatividade; Teoria Queer; Educação queer |
Fecha de publicación : | 2006 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Citación : | Barros Tavares, Liliana; Luíza Neto Siqueira, Maria. Deixem que digam, que pensem, que falem: a homofobia na visão dos formandos de Licenciaturada UFRPE. 2006. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2006. |
Resumen : | Este trabalho investiga o posicionamento dos formandos em Licenciatura da UFRPE sobre a homofobia em sala de aula. A pesquisa, realizada primeiramente por meio de um questionário, procurou levantar dados sobre o que os formandos sabem e pensam a respeito da homossexualidade. Em seguida, por meio de entrevistas semidirigidas, buscou-se um aprofundamento das informações coletadas pelo questionário. Os resultados obtidos parecem evidenciar que a homofobia, entre esses formandos, encontra-se, na maioria das vezes, suavizada por um discurso de tolerância. Porém, em geral, suas atitudes perante manifestações de homofobia em sala de aula resultavam, por vezes involuntariamente, em ações de reforço à heteronormatividade. Tal observação, ao longo do percurso teórico-analítico desta pesquisa, ratificou a idéia de que a homofobia consiste numa manifestação de poder forjada pelas instituições dominantes aqui, no caso, a escola e a universidade , para manter a heterossexualidade como a única identidade sexual legítima. À luz da Teoria Queer, levanta-se, então, a discussão se a busca por uma educação livre de homofobia não deveria pressupor um empenho em prol da dissolução da demarcação das identidades sexuais. Nesse viés, é provável que a principal contribuição desta dissertação seja a própria reflexão sobre o seu processo de pesquisa de campo e seus desdobramentos, tanto no que diz respeito a questionamentos que partiram dos participantes da pesquisa, como no que se refere às reformulações ideológicas inferidas a partir da investigação teórica e da interpretação dos dados colhidos |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4410 |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Educação |
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