Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44083

Comparte esta pagina

Título : As contribuições das práticas avaliativas no processo de ensino aprendizagem do ensino de ciências – química, dos anos finais do ensino fundamental II no Município de Bonito-PE.
Autor : SANTOS, Anderson Francisco da Silva
Palabras clave : Química – Estudo e ensino (Ensino fundamental); Ciência - Estudo e ensino; Aprendizagem ativa; Avaliação
Fecha de publicación : 11-dic-2019
Citación : SANTOS, Anderson Francisco da Silva. As contribuições das práticas avaliativas no processo de ensino aprendizagem do ensino de ciências – química, dos anos finais do ensino fundamental II no Município de Bonito-PE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : A pesquisa de caráter qualitativo busca analisar as práticas avaliativas utilizadas no processo de ensino-aprendizagem do ensino de ciências (química) nas series finais do Ensino Fundamental no município de Bonito-PE, de forma especifica mapear os instrumentos avaliativos mais utilizados pelos docentes, investigar a concepção dos professores sobre avaliação e aprendizagem significativa, analisar sobre como os professores utilizam os resultados da avaliação na perspectiva da aprendizagem significativa. Para isso realizamos uma entrevista semiestruturada, com professores formados que lecionam a disciplina de ciências nos anos finais do Ensino Fundamental, nas escolas municipais da área urbana do município de Bonito no agreste pernambucano. A pesquisa foi desenvolvida entre os meses de outubro e novembro de 2019. As perguntas foram fundamentadas tendo como referência norteadora de autores que trazem as discussões sobre ensino e aprendizagem de ciências, instrumentos da avaliação, aprendizagem significativa. Foi possível concluir que existe fragilidade da atuação da coordenação pedagógica no município, embora os professores tenham domínio do trabalho que exercem em sala de aula. Dentre as razões citadas atribuiu-se que ainda é preciso investir em qualificação dos profissionais que executam as formações continuadas e exercem a função de coordenadores pedagógicos; É preciso que as atividades das coordenação pedagógica sejam pensadas para os professores do município, afim de discutir os tipos de avaliação, a aprendizagem significativa, o ensino de ciências, as reflexões que podem ser feitas diante dos resultados das avaliações, propiciando dessa forma um ambiente onde o professor possa desenvolver possibilidades de alterações quando necessário em sua prática docente, possibilitando aos docentes um espaço e subsídios que proporcionem a esses profissionais desenvolver habilidades quanto profissionais e consigam desenvolver espaços onde seja propicio ao aluno desenvolver habilidades para a formação do sujeito critico, reflexivo e ativo na sua realidade social.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44083
Aparece en las colecciones: TCC - Química - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SANTOS, Anderson Francisco da Silva.pdf1 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons