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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44069

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorLIMA, Iranete Maria da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, Valéria da Silva-
dc.date.accessioned2022-04-19T18:42:16Z-
dc.date.available2022-04-19T18:42:16Z-
dc.date.issued2020-03-10-
dc.identifier.citationSANTOS, Valéria da Silva. Registros de representações semióticas mobilizados por professores de matemática no ensino dos prismas. 2020. Dissertação (Mestrado em Educação Matemática e Tecnológica) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44069-
dc.description.abstractA pesquisa teve por objetivo compreender como os registros de representação semiótica são mobilizados por professores de matemática no ensino dos prismas no sexto ano do Ensino Fundamental. Para fundamentá-la, apoiamo-nos na Teoria dos Registros de Representação Semiótica, que nos permitiu delimitar as categorias analíticas para identificar os registros de representação, analisar as transformações semióticas e as apreensões em geometria. Para produzir os dados, entrevistamos e observamos as aulas de quatro professores que ensinam matemática em três escolas públicas localizadas na região metropolitana do Recife. Os resultados da pesquisa mostram que três dos quatro professores consideram importante ensinar sobre os prismas na educação básica por propiciar o desenvolvimento da abstração e do pensamento geométrico e a compreensão da noção de espaço, embora reconheçam que o ensino deste conceito tem sido prejudicado por razões diversas, a exemplo da falta de recursos didáticos. Revelam também que todos os professores realizam atividades que envolvem atividades cognitivas de tratamento e conversão. No entanto, dois professores entendem que as atividades de conversão requerem um esforço maior por parte do aluno quanto à abstração do objeto matemático pela dificuldade que eles têm de visualizar o prisma a partir do registro na língua natural. As observações das aulas colocaram em evidência a mobilização de dois registros de representação semiótica, a língua natural e o figural, este último apresentou-se por meio das representações semióticas em perspectiva, planificada e material manipulável, não tendo um tipo de registro, prioridade sobre o outro. Quanto às transformações semióticas, os resultados da pesquisa apontam para uma maior recorrência do tratamento nas atividades propostas, e da conversão na mediação das aulas. Com relação aos quatro tipos de apreensões em geometria, as perceptivas e operatórias foram as mais mobilizadas pelos professores na resolução dos problemas propostos nas aulas. Assim, em consonância com a Teoria dos Registros de Representação Semiótica, os resultados da pesquisa mostram que o ensino dos prismas no contexto analisado repousa sobre a coordenação de, pelo menos, três combinações de representações semióticas: língua natural, perspectiva e planificado; língua natural, planificado e material manipulável; língua natural, perspectiva e material manipulável.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectRepresentação Semióticapt_BR
dc.subjectTransformações Semióticaspt_BR
dc.subjectApreensões em Geometriapt_BR
dc.subjectEnsino dos Primas – Ensino Fundamentalpt_BR
dc.subjectUFPE - Pós- graduaçãopt_BR
dc.titleRegistros de representações semióticas mobilizados por professores de matemática no ensino dos prismaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8482671441941441pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8522397432350630pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacao Matematica e Tecnologicapt_BR
dc.description.abstractxNotre recherche a eu pour objectif de comprendre comment les registres de représentation sémiotique sont mobilisés par les professeurs de mathématiques dans l’enseignement des prismes en sixième année au Brésil (classe de sixième en France). Comme fondement de notre recherche nous nous appuierons sur la théorie des registres de représentation sémiotique, qui nous a permis de délimiter les catégories analytiques pour identifier les registres de représentation, afin d’analyser les transformations sémiotiques et les différentes approches en géométrie. Pour produire nos données, nous avons interviewé et observé les cours de quatre professeurs qui enseignent les mathématiques dans trois écoles publiques localisées dans la région métropolitaine de Recife au Brésil. Les résultats de la recherche ont montré que trois des quatre professeurs considèrent important d’enseigner les prismes dans l’éducation secondaire pour permettre le développement de l’abstraction et de la pensée géométrique ainsi que pour mieux comprendre la notion d’espace. Cependant, ils considèrent que l’enseignement de ce concept a souffert pour diverses raisons, par exemple à cause du manque de ressources didactiques. Ces résultats révèlent aussi que tous les professeurs réalisent des activités cognitives de traitement et de conversion. D’autre part, deux professeurs comprennent que les activités de conversion requièrent un effort plus important de la part de l’élève à cause de la difficulté de visualisation d’un prisme, objet mathématique abstrait à partir du registre de langage naturel. Les observations de cours ont mis en évidence la mobilisation de deux registres de représentation sémiotique, le langage naturel et le figuré, ce dernier s’est présenté sous forme de représentations sémiotiques en perspective, de patrons et de matériel manipulable, ceux-ci n’ayant pas un type de registre, ni de priorité les uns sur les autres. Au sujet des transformations sémiotiques, les résultats de la recherche indiquent un recours plus important au traitement dans les activités proposées, et à la conversion dans la médiation des cours. À propos des quatre types d’approches en géométrie, ce sont les perspectives et opérations qui ont été le plus souvent mobilisées par les professeurs dans la résolution des problèmes proposés lors des cours. Ainsi, d’après la théorie des registres de représentation sémiotique, les résultats de la recherche ont montré que l’enseignement des prismes dans le contexte analysé, repose sur la coordination d’au moins trois combinaisons de représentations sémiotiques : le langage naturel, la perspective et le patron ; le langage naturel, le patron et le matériel manipulable ; le langage naturel, la perspective et le matériel manipulable.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica

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