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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44065
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Título : | Educação emocional e prática docente: um estudo de caso. |
Autor : | LIMA, Tereza Gabriela Torres de |
Palabras clave : | Prática de ensino; Inteligência emocional; Educação afetiva |
Fecha de publicación : | 12-ago-2019 |
Citación : | LIMA, Tereza Gabriela Torres de. Educação emocional e prática docente: um estudo de caso. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Química) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | O processo de ensino e aprendizagem ocorre de diversos modos, nos quais, em sua maioria, se preocupam apenas com as metodologias a serem aplicadas para obtenção dos resultados. Ainda é deixada de lado a importância do entendimento do docente como um ser complexo, com uma multidimensionalidade que perpassa além do cognitivo. A preocupação com o emocional dos professores ainda é relegada por muitas entidades escolares, o que dificulta o processo anteriormente mencionado. É fato que um professor que se preocupa com suas emoções proporciona um ambiente agradável para que possa acontecer o processo de ensino e aprendizagem. O presente trabalho teve como objetivo geral investigar como uma docente do ensino fundamental lidava com suas emoções no cotidiano escolar, em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental I. Os objetivos específicos foram: analisar como a docente compreendia a importância da Educação Emocional, observar quais estratégias emocionais eram utilizadas pela docente na ocasião de situações surgidas em sala de aula e, por fim, conhecer se havia, ou não, algum tipo de preparo/apoio profissional do corpo funcional da escola, que a ajudasse a lidar com suas emoções. Para tanto, foram realizadas 36 horas de observações sistemáticas, além de uma entrevista semiestruturada para dar uma melhor fundamentação às observações realizadas em uma turma com 35 alunos, de uma escola da rede particular do agreste de Pernambuco. Através dessa análise podemos entender a fundamental importância de uma educação preocupada com o emocional dos seus docentes e como essa preocupação reflete no processo de ensino e aprendizagem. Percebemos que a docente pouco entende sobre o que é inteligência emocional, além de tratar as emoções como algo independente de sua profissão, buscando sempre a ajuda de outros profissionais da mesma área para auxiliá-la quando está passando por situações adversas. Além disso, tomamos conhecimento que a escola fornece um auxilio pedagógico para os docentes. Através desse auxílio, a professora encontra uma justificativa para as metodologias que utiliza em sala de aula. Diante dos resultados obtidos podemos perceber que se faz necessário um preparo acadêmico com ênfase na formação dos docentes como seres humanos, constituídos por toda uma multidimensionalidade, bem como buscar entender a importância que cada emoção exerce na formação do ser humano. Além disso, é durante o processo de ensino e aprendizagem e, principalmente, através dos exemplos dados por seus professores que os alunos poderão construir, paulatinamente, seus entendimentos sobre sociedade e sobre si mesmos. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44065 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Química - Licenciatura |
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