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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44040
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Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAMPELLO, Sérgio de Lemos | - |
dc.contributor.author | MÉLO FILHO, Josemar Beserra de | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T11:40:07Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T11:40:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-13 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | MÉLO FILHO, Josemar Beserra de. O problema de uma esfera de isopor sobre o plano inclinado: análise de livros didáticos do ensino médio e desenvolvimento de modelagens matemáticas. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44040 | - |
dc.description.abstract | Adotando a premissa de que o problema da determinação da velocidade final de corpos redondos sobre o plano inclinado, é estudado através de simplificações excessivas nos livros didáticos do ensino médio, pretende-se investigar: “Até que ponto é possível aprimorar a modelagem matemática do problema do plano inclinado no ensino médio?”. Sendo assim, para validar a premissa e responder à pergunta proposta neste trabalho, foram investigados livros didáticos do ensino médio, além disso, foi construído um aparato experimental para execução de dois experimentos, e através dos experimentos, foram desenvolvidos modelos matemáticos. Para definir os melhores modelos matemáticos para os experimentos, utilizaremos o recurso do erro relativo percentual, a comparação percentual ocorrerá entre os resultados dos modelos matemáticos e os resultados obtidos através da gravação experimental e aplicação no software Tracker. Serão desenvolvidos modelos simplificados e de acordo com as possibilidades do ensino médio os modelos serão refinados, incluindo uma maior quantidade de parâmetros físicos. Para os livros didáticos do ensino médio, investigaremos 130 questões, em quatro livros e serão analisadas quais grandezas costumam ser consideradas ou desprezadas para resoluções de exercícios. Desse modo, de acordo com os modelos matemáticos que foram desenvolvidos, é percebido que os melhores modelos são os que consideram o rolamento e a resistência do ar, e de acordo com as questões investigas nos livros didáticos do ensino médio, nenhuma destas consideram o rolamento como recurso necessário para resolução e 125 questões não consideram a resistência do ar. Com esses resultados, é possível concluir, que os professores devem chamar a atenção dos alunos para as limitações teóricas das questões, para não comprometer a visão de o que é ciências. | pt_BR |
dc.format.extent | 60p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino (Ensino médio) | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Física – Experiências | pt_BR |
dc.subject | Modelagem matemática | pt_BR |
dc.subject | Modelos matemáticos | pt_BR |
dc.title | O problema de uma esfera de isopor sobre o plano inclinado: análise de livros didáticos do ensino médio e desenvolvimento de modelagens matemáticas. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1429410916963777 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1232044201237012 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Adopting the premise that the problem of determining the final velocity of round bodies on the inclined plane is studied through excessive simplification in high school textbooks, it is intended to investigate: “To what extent can mathematical modeling of the inclined plane problem in high school be improved?". Thus, in order to validate the premise and answer the question proposed in this paper, high school textbooks were investigated, in addition, an experimental apparatus was built to perform two experiments, and through the experiments, mathematical models were developed. To define the best mathematical models for the experiments we will use the relative percentage error feature, the percentage comparison will occur between the results of the mathematical models and the results obtained through the experimental recording and application in the Tracker software. Simplified models will be developed and according to high school possibilities the models will be refined, including a greater number of physical parameters. For high school textbooks, we will investigate 130 questions in four books and analyze which magnitudes are often considered or disregarded for exercise resolutions. Therefore, according to the mathematical models that were developed, it is perceived that the best models are those that consider rolling and air resistance, and according to the questions investigated in high school textbooks, none of these consider rolling as a necessary resource for resolution, also 125 questions do not consider air resistance. With the obtained results, it is possible to conclude that teachers should draw students' attention to the theoretical limitations of the questions, to not compromise the view of what is science. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
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