Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44039
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SOUSA, Paulo Roberto Câmara de | - |
dc.contributor.author | MACÊDO, Macgayver Manoel do Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-19T11:16:08Z | - |
dc.date.available | 2022-04-19T11:16:08Z | - |
dc.date.issued | 2019-09-16 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.citation | MACÊDO, Macgayver Manoel do Nascimento. Uma análise de erros cometidos por estudantes do curso de Física – licenciatura – CAA – UFPE na resolução de problemas de cálculo integral e diferencial I. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44039 | - |
dc.description.abstract | A análise de erros em provas de Matemática é algo que vem sendo motivo de pesquisas e estudos em vários níveis de ensino, especialmente, em nível superior. O Cálculo Integral e Diferencial é uma disciplina comum e obrigatória entre os cursos graduação na área de exatas, pois, ele tem inúmeras aplicabilidades nestas áreas, o que nos leva a fazer uma reflexão acerca de sua importância. Diante disso, faz-se necessário um estudo que busca entender o que leva os alunos a cometerem erros em avaliações desta disciplina, pois, através do Cálculo, é possível compreender e explicar diversos fenômenos físicos. Este trabalho objetiva-se, de modo geral, fazer uma análise dos erros cometidos pelos alunos do curso de Física-Licenciatura do Centro Acadêmico do Agreste nas avaliações de Cálculo I, no período de 2015.2. Diante da extensa ementa do curso, foi analisada apenas a avaliação do segundo exercício escolar que tratava dos conteúdos de derivada e integral. A pesquisa tem caráter qualitativo e quantitativo e os dados estatísticos obtidos foram expressos em tabelas e gráficos que serão mostrados ao longo do trabalho. Concluímos que os erros cometidos estão relacionados com a falta de conhecimento em Matemática advinda do ensino básico, e, em grande parte, com os próprios conceitos da disciplina de Cálculo I. | pt_BR |
dc.format.extent | 33p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Física – Estudo e ensino - Análise de erros | pt_BR |
dc.subject | Cálculo diferencial | pt_BR |
dc.subject | Cálculo integral | pt_BR |
dc.subject | Aritmética | pt_BR |
dc.subject | Álgebra | pt_BR |
dc.title | Uma análise de erros cometidos por estudantes do curso de Física – licenciatura – CAA – UFPE na resolução de problemas de cálculo integral e diferencial I. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/4661684750515606 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1210805311523789 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Error analysis in math tests is something that has been the subject of research and study at various levels of education, especially at the higher level. Integral and Differential Calculus is a common and compulsory subject among undergraduate exact courses, as it has several applicability in these areas, which leads us to reflect on its importance. Therefore, there is a necessary study that seeks to understand what leads students to make mistakes in the tests of this discipline, because, through Calculation, it is possible to understand and explain various physical phenomena. This paper aims to analyze the mistakes made by students of the Physics course at the Academic Center of Agreste in Calculus I Evaluations, in the period of 2015.2. Given the length of the current course, only an assessment of the second school year dealing with derived and full content was analyzed. The research has qualitative character and the selected statistical data were expressed in tables and graphs that will be shown throughout this. We conclude that the errors are related to lack of knowledge in mathematics, beyond basic education and, to a large extent, to the specific concepts of the calculus discipline I. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Física - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
MACÊDO, Macgayver Manoel Do Nascimento .pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons