Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44033

Compartilhe esta página

Título: Elaboração de modelos artesanais para o ensino de bioquímica
Autor(es): XAVIER, Maycon Douglas Paixão
Palavras-chave: Bioquímica; Ensino de ciências; Material didático
Data do documento: 21-Dez-2021
Abstract: Muitos autores têm relatado as dificuldades dos alunos em compreender os conteúdos da bioquímica. Dentre os principais fatores envolvidos com essa problemática está a dificuldade de demonstração real ou de modelos de maior facilidade de assimilação dos conceitos envolvidos, uma vez que é uma ciência que investiga a realidade em vários níveis de complexidade, a saber: os níveis macroscópico, microscópico e submicroscópico. Portanto, o aprendizado da bioquímica depende da capacidade do aluno em traduzir e integrar esses diferentes níveis para que haja uma compreensão holística da disciplina. Nesse sentido, as ferramentas didáticas têm fundamental importância para mediar a aquisição de conhecimentos, uma vez que permitem a representação de fenômenos que não podem ser captados pela visão. O presente trabalho teve como objetivo a confecção de modelos didáticos artesanais para o ensino de bioquímica. Para tanto, foi realizada uma pesquisa no intuito de identificar os fatores que dificultam a interpretação de modelos e, a partir disso, foram planejadas as características conceituais, estéticas (cores, tamanhos e formas) e funcionais (peças móveis e removíveis) que poderiam ser utilizadas para sanar esses problemas. Os temas tratados pelos modelos foram decididos de acordo com o plano de ensino da disciplina Bioquímica da Nutrição da Universidade Federal de Pernambuco, o que levou a elaboração de 18 modelos didáticos, construídos em porcelana fria, arame galvanizado e arame artesanal, materiais facilmente encontrados e de fácil manipulação. A partir do estudo concluiu-se que a elaboração do material se constitui em uma etapa inicial, sendo necessário estudos experimentais para a verificação de sua validade didática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44033
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Xavier, Maycon Douglas Paixão.pdf2,11 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons