Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44011

Comparte esta pagina

Título : Práticas corporais de aventura e suas possibilidades no contexto escolar
Autor : BARBOSA, Deivison Douglas Soares
Palabras clave : Educação física para crianças; Esportes radicais; Slackline
Fecha de publicación : 17-dic-2021
Resumen : A atuação do Profissional de Educação Física passa por momentos de inúmeras mudanças e os alunos necessitam ser estimulados para novas formas de experiências e aprendizagens. As práticas corporais de aventura na escola contam com um grande desafio que são dentre tantas outras coisas o principal é quebrar paradigmas, para isso a presente pesquisa tem como objetivo analisar os estudos, as discussões e relatos que possam mostrar como os professores buscaram e encontraram meios de unir esse conteúdo aos discentes na educação básica nas redes públicas no Brasil, objetivando compreender quais as possibilidades de inserção das PCA nas aulas de educação física escolar. O estudo constitui-se de um estudo do tipo qualitativo e descritivo e para a elaboração da pesquisa utilizamos três plataformas para a busca na literatura, google acadêmico, lilacs e scielo, bem como a leitura de livros, revistas e textos para a complementação do trabalho. São apresentados relatos de docentes e números que confirmam que as PCA podem e devem fazer parte das aulas de educação física na escola. A maioria das pesquisas foram realizadas nos últimos 15 anos comprovando assim que ainda é um conteúdo recente abordado por pesquisadores e que requer uma maior atenção, pois, está diretamente ligada com a relação ensino-aprendizagem e o estilo de vida dos alunos. Concluímos que sim é possível a inserção das PCA como conteúdo nas aulas de educação física e que é de suma importância o conhecimento e/ou a formação continuada do profissional de educação física.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44011
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Barbosa, Deivison Douglas Soares.pdf1,16 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons