Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44011

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Adriano Bento-
dc.contributor.authorBARBOSA, Deivison Douglas Soares-
dc.date.accessioned2022-04-18T18:19:33Z-
dc.date.available2022-04-18T18:19:33Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2022-04-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44011-
dc.description.abstractA atuação do Profissional de Educação Física passa por momentos de inúmeras mudanças e os alunos necessitam ser estimulados para novas formas de experiências e aprendizagens. As práticas corporais de aventura na escola contam com um grande desafio que são dentre tantas outras coisas o principal é quebrar paradigmas, para isso a presente pesquisa tem como objetivo analisar os estudos, as discussões e relatos que possam mostrar como os professores buscaram e encontraram meios de unir esse conteúdo aos discentes na educação básica nas redes públicas no Brasil, objetivando compreender quais as possibilidades de inserção das PCA nas aulas de educação física escolar. O estudo constitui-se de um estudo do tipo qualitativo e descritivo e para a elaboração da pesquisa utilizamos três plataformas para a busca na literatura, google acadêmico, lilacs e scielo, bem como a leitura de livros, revistas e textos para a complementação do trabalho. São apresentados relatos de docentes e números que confirmam que as PCA podem e devem fazer parte das aulas de educação física na escola. A maioria das pesquisas foram realizadas nos últimos 15 anos comprovando assim que ainda é um conteúdo recente abordado por pesquisadores e que requer uma maior atenção, pois, está diretamente ligada com a relação ensino-aprendizagem e o estilo de vida dos alunos. Concluímos que sim é possível a inserção das PCA como conteúdo nas aulas de educação física e que é de suma importância o conhecimento e/ou a formação continuada do profissional de educação física.pt_BR
dc.description.sponsorshipOutrospt_BR
dc.format.extent34 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação física para criançaspt_BR
dc.subjectEsportes radicaispt_BR
dc.subjectSlacklinept_BR
dc.titlePráticas corporais de aventura e suas possibilidades no contexto escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6204386206413650pt_BR
dc.description.abstractxThe performance of Physical Education Professionals goes through moments of countless changes and students need to be stimulated to new forms of experiences and learning. The corporeal adventure practices at school have a great challenge that are, among many other things, the main one is to break paradigms, for this the present research aims to analyze the studies, discussions and reports that can show how teachers sought and found ways to unite this content to students in basic education in public networks in Brazil, aiming to understand the possibilities of inclusion of PCA in physical education classes at school. The study is a qualitative and descriptive study and for the elaboration of the research we used three platforms for the literature search, academic google, lilacs and scielo, as well as the reading of books, magazines and texts to complement the work . Teachers' reports and numbers confirming that PCA can and should be part of physical education classes at school are presented. Most of the researches were carried out in the last 15 years, thus proving that it is still a recent content addressed by researchers and that it requires greater attention, as it is directly linked with the teaching-learning relationship and the students' lifestyle. We conclude that yes, it is possible to insert PCA as content in physical education classes and that the knowledge and/or continuing education of physical education professionals is of paramount importance.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Barbosa, Deivison Douglas Soares.pdf1,16 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons