Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44011
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Adriano Bento | - |
dc.contributor.author | BARBOSA, Deivison Douglas Soares | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-18T18:19:33Z | - |
dc.date.available | 2022-04-18T18:19:33Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-17 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-18 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/44011 | - |
dc.description.abstract | A atuação do Profissional de Educação Física passa por momentos de inúmeras mudanças e os alunos necessitam ser estimulados para novas formas de experiências e aprendizagens. As práticas corporais de aventura na escola contam com um grande desafio que são dentre tantas outras coisas o principal é quebrar paradigmas, para isso a presente pesquisa tem como objetivo analisar os estudos, as discussões e relatos que possam mostrar como os professores buscaram e encontraram meios de unir esse conteúdo aos discentes na educação básica nas redes públicas no Brasil, objetivando compreender quais as possibilidades de inserção das PCA nas aulas de educação física escolar. O estudo constitui-se de um estudo do tipo qualitativo e descritivo e para a elaboração da pesquisa utilizamos três plataformas para a busca na literatura, google acadêmico, lilacs e scielo, bem como a leitura de livros, revistas e textos para a complementação do trabalho. São apresentados relatos de docentes e números que confirmam que as PCA podem e devem fazer parte das aulas de educação física na escola. A maioria das pesquisas foram realizadas nos últimos 15 anos comprovando assim que ainda é um conteúdo recente abordado por pesquisadores e que requer uma maior atenção, pois, está diretamente ligada com a relação ensino-aprendizagem e o estilo de vida dos alunos. Concluímos que sim é possível a inserção das PCA como conteúdo nas aulas de educação física e que é de suma importância o conhecimento e/ou a formação continuada do profissional de educação física. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Outros | pt_BR |
dc.format.extent | 34 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação física para crianças | pt_BR |
dc.subject | Esportes radicais | pt_BR |
dc.subject | Slackline | pt_BR |
dc.title | Práticas corporais de aventura e suas possibilidades no contexto escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/6204386206413650 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The performance of Physical Education Professionals goes through moments of countless changes and students need to be stimulated to new forms of experiences and learning. The corporeal adventure practices at school have a great challenge that are, among many other things, the main one is to break paradigms, for this the present research aims to analyze the studies, discussions and reports that can show how teachers sought and found ways to unite this content to students in basic education in public networks in Brazil, aiming to understand the possibilities of inclusion of PCA in physical education classes at school. The study is a qualitative and descriptive study and for the elaboration of the research we used three platforms for the literature search, academic google, lilacs and scielo, as well as the reading of books, magazines and texts to complement the work . Teachers' reports and numbers confirming that PCA can and should be part of physical education classes at school are presented. Most of the researches were carried out in the last 15 years, thus proving that it is still a recent content addressed by researchers and that it requires greater attention, as it is directly linked with the teaching-learning relationship and the students' lifestyle. We conclude that yes, it is possible to insert PCA as content in physical education classes and that the knowledge and/or continuing education of physical education professionals is of paramount importance. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Barbosa, Deivison Douglas Soares.pdf | 1,16 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons