Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43956
Share on
Title: | Fatores que influenciam na adesão à prática de ginástica aeróbia em academia |
Authors: | GONÇALVES, Lucas Siqueira Alves |
Keywords: | Exercícios aeróbicos; Exercício físico; Esportes - Aspectos psicológicos |
Issue Date: | 10-Dec-2021 |
Abstract: | Este trabalho teve como objetivo identificar os fatores que influenciam na adesão à prática de ginástica aeróbia em academias. A metodologia utilizada para realização desse estudo foi revisão de literatura, por meio de consultas nas bases de dados eletrônicas Pubmed; Scielo e Lilacs, utilizando os seguintes descritores na língua portuguesa: motivação, academia, ginástica aeróbia, fatores e exercício físico na língua inglesa e portuguesa. Sendo consideradas para esta revisão apenas artigos publicados entre os anos 2010 a 2021, nesta pesquisa foram encontrados 86 artigos, após serem aplicados os critérios de inclusão e exclusão, excluíram-se 47 artigos, restando 39 os quais serviram de base para realização deste trabalho. A partir dos resumos desses periódicos foram percebidos 9 artigos que atenderam objetivos proposto dessa atual pesquisa. A partir desse estudo pode-se concluir que os praticantes de ginástica aeróbia em academias possuem inúmeros motivos para aderir e permanecer nessa modalidade de exercício físico. Os fatores em maior evidência foram a melhora da saúde, condições estéticas, tempo para sociabilidade, controle do estresse e ansiedade, competitividade, indicação médica e outros profissionais da saúde, indicação de amigos, localização da academia, estrutura física da academia e preços competitivos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43956 |
Appears in Collections: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Gonçalves, Lucas Siqueira Alves.pdf | 835,58 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License