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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43949

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Paulo André da-
dc.contributor.authorSILVA, Maria Dara Pereira da-
dc.date.accessioned2022-04-13T20:26:53Z-
dc.date.available2022-04-13T20:26:53Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2022-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43949-
dc.description.abstractAs potencialidades das Tecnologias Digitais, em especial, das redes sociais, hoje disponíveis e amplamente utilizadas, devem ser exploradas, principalmente, do ponto de vista educacional, visto que a maioria dos seus usuários são jovens. Em meio a gama de redes sociais hoje existentes, o Instagram destaca-se com a sua variedade de recursos disponíveis, podendo possibilitar, no cenário educativo, que práticas pedagógicas sejam aprimoradas através de suas ferramentas. Diante disto, objetiva-se neste estudo, identificar como o Instagram é utilizado como recurso pedagógico na área das Ciências da Natureza, nos campos de Ciências e Biologia. Para isso, uma Revisão Integrativa da Literatura Brasileira (RIL) foi realizada a fim de identificar os trabalhos já publicados relacionados ao uso da referida rede social como recurso pedagógico para o ensino de Ciências e Biologia. A análise e discussão das publicações foram norteadas pelo questionamento principal: “Como a rede social Instagram é utilizada como recurso pedagógico no ensino de Ciências e Biologia?”. Posteriormente, uma proposta de utilização do Instagram foi descrita como produto da RIL, onde um perfil abordando conteúdos e conceitos de Genética foram criados para auxiliar o processo de construção de conhecimento de estudantes do Ensino Médio acerca desta área. A RIL contribuiu para amparar a ideia de exploração positiva das redes sociais, em especial, o Instagram. O perfil criado e exposto na rede social evidenciou a importância da comunicação entre educação e tecnologia e deixou claro que a investigação das potencialidades desta rede social mostra-se como um campo promissor para a educaçãopt_BR
dc.format.extent72 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.subjectTecnologia educacionalpt_BR
dc.titleO uso do Instagram como recurso pedagógico no ensino de biologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6386213548489865pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0199118791276993pt_BR
dc.description.abstractxThe potential of Digital Technologies, in particular, social networks, available today and widely used, must be explored, mainly, from an educational point of view, since most of its users are young. Among the range of social networks that exist today, Instagram stands out with its variety of available resources, making it possible, in the educational scenario, for pedagogical practices to be improved through its tools. Given this, the objective of this study is to identify how Instagram is used as a pedagogical resource in the field of Natural Sciences, in the fields of Science and Biology. For this, an Integrative Review of Brazilian Literature (RIL) was carried out in order to identify the works already published related to the use of that social network as a pedagogical resource for the teaching of Science and Biology. The analysis and discussion of the publications were guided by the main question: “How is the Instagram social network used as a pedagogical resource in the teaching of Science and Biology?”. Subsequently, a proposal to use Instagram was described as a product of RIL, where a profile addressing contents and concepts of Genetics was created to help high school students' knowledge construction process about this area. RIL contributed to support the idea of positive exploration of social networks, in particular Instagram. The profile created and displayed on the social network highlighted the importance of communication between education and technology and made it clear that the investigation of the potential of this social network is shown to be a promising field for education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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