Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43948

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA, Luiz Augustinho Menezes da-
dc.contributor.authorSILVA, Lizandra Júlia Crisóstomo da-
dc.date.accessioned2022-04-13T19:31:26Z-
dc.date.available2022-04-13T19:31:26Z-
dc.date.issued2021-12-17-
dc.date.submitted2022-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43948-
dc.description.abstractAs constantes mudanças sociais chamam a educação à luz da razão para que novas práticas metodológicas e recursos didático-pedagógicos sejam desenvolvidos com certa urgência. Tal questão permeia todas as áreas da educação básica, inclusive o ensino das ciências naturais que envolvem a Biologia, e por consequência, a Zoologia. Esta é uma área que se preocupa em estudar o Reino Animal e sua relação com o ambiente em que se insere. Este é dividido em diversos Filos, dos quais apenas nove são contemplados no ensino básico e a compreensão deles pode muitas vezes parecer complexa, levando em consideração o nível de abstração de alguns destes, os constantes erros conceituais e lacunas de conhecimento presentes no material didático distribuido nas escolas do país. Muitos são os desafios impostos e quando se busca material para superá-los, pouco se encontra. Dessa forma, o presente trabalho traz a criação de um livreto contendo onze tirinhas inéditas, abordando nove animais (Urubus, Sapos, Pernilongos, Serpentes, Morcegos, Tubarões, Polvos, Beija-flores e Timbús), envolvidos em problemáticas de impacto ambiental considerável, às quais estão somadas diversas atividades lúdicas complementares e sugestões de leituras, bem como a indicação de vídeos que auxiliam os estudantes no processo de aprendizagem. O livreto é voltado para os professores do nível fundamental de ensino básico, podendo ser facilmente compreendido por leitores leigos que desejem acessá-lo. Este material fornece aos professores algumas instruções e sugestões de como utilizar as tirinhas em sala de aula e sua construção visa contribuir positivamente para os processos de ensino e de aprendizagem, agregando ainda mais valor ao Ensino de Ciências e Zoologia.pt_BR
dc.format.extent111 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectMaterial didáticopt_BR
dc.titleEducação em tirinhas: propostas educativas para o ensino de Zoologiapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2691907608961101pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9464662192559604pt_BR
dc.description.abstractxThe constant social changes call education to the light of reason so that new methodological practices and didactic-pedagogical resources are developed with a certain urgency. This issue permeates all areas of basic education, including the teaching of natural sciences that involve Biology, and consequently, Zoology. This is an area that is concerned with studying the Animal Kingdom and its relationship with its environment. This is divided into several phyla, of which only nine are covered in elementary school, and understanding them can often seem complex, taking into account the level of abstraction of some of them, the constant conceptual errors and gaps in knowledge present in the teaching material distributed in the schools of the country. Many are the challenges that are imposed and when one looks for material to overcome them, little is found. Thus, the present work brings the creation of a booklet containing eleven new comic strips, approaching nine animals (Vultures, Frogs, Blacklegs, Snakes, Bats, Sharks, Octopuses, Hummingbirds, and Timbuus), involved in problems of considerable environmental impact, to which are added several complementary playful activities and suggestions for reading, as well as the indication of videos that help students in the learning process. The booklet is geared toward elementary school teachers, but can be easily understood by lay readers who wish to access it. This material provides teachers with some instructions and suggestions on how to use the comic strips in the classroom and its construction aims to contribute positively to the teaching and learning processes, adding even more value to the teaching of science and zoology.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Lizandra Júlia Crisóstomo da.pdf23,6 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons