Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43946

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorDUTRA FILHO, João de Andrade-
dc.contributor.authorBEZERRA, Lays Karoline Magalhães-
dc.date.accessioned2022-04-13T19:19:40Z-
dc.date.available2022-04-13T19:19:40Z-
dc.date.issued2021-12-20-
dc.date.submitted2022-04-13-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43946-
dc.description.abstractA genética, um dos ramos da biologia, é citada como uma disciplina de difícil compreensão pelos estudantes, pois são utilizados conceitos ligados a aspectos microscópicos e submicroscópicos o que distancia da realidade dos alunos. Deste modo, a utilização dos livros didáticos como ponto de apoio para “estreitar” esses conhecimentos durante o processo de ensino- aprendizagem é importante, mas não deve ser o único. Assim, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar um modelo didático que pudesse elucidar o sistema ABO e Rh facilitando o processo de aprendizagem e auxiliando nas conexões entre teoria e prática. A utilização de modelos didáticos vem sendo reconhecida por diversos autores que evidenciam o benefício desse instrumento facilitador de entendimento. Dessa forma, esperamos que o modelo aqui apresentado estimule o aluno ao aprendizado e possa dinamizar o ensino da genética. O modelo construído permite que o professor o utilize para abordar outros assuntos da genética, tais como: eritroblastose fetal, doenças sanguíneas, tecido sanguíneo, coagulação sanguínea.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSistema ABO de grupos sanguíneospt_BR
dc.subjectSistema do grupo sanguíneo Rh-Hrpt_BR
dc.subjectGenéticapt_BR
dc.subjectModelo de ensinopt_BR
dc.titleConfecção de modelo didático para o processo de ensinoaprendizagem sobre o sistema ABO e RHpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5364508296916864pt_BR
dc.description.abstractxGenetics, one of the branches of biology, is mentioned as a discipline for students to understend, as they are concepts liked to microscopic and submicroscopic aspects, which distances them from the students reality. Thus, the use of textbooks as a support point to “narrow” this knowledge during the teaching- learning process is importante, but is should not be the only one. Thus, the presente work had as objective to make a didatic model that can elucidate the ABO and Rh system, facilitating the learning process andthe helping in the restrictions between theory and practice. The use of didactic models has been recognized by several authors who demonstrate the benefit of this instrument that facilitates understanding. Thus, we hope that the model presented here will encourage students to learn and can streamline the teaching of genetics. The built model allows the teacher to use it to address other genetic issues, such as: fetal erythoblastosis, blood diseases, blood tissue, blood clotting.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Bezerra, Lays Karoline Magalhães..pdf1,55 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons