Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43946
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | DUTRA FILHO, João de Andrade | - |
dc.contributor.author | BEZERRA, Lays Karoline Magalhães | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T19:19:40Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T19:19:40Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43946 | - |
dc.description.abstract | A genética, um dos ramos da biologia, é citada como uma disciplina de difícil compreensão pelos estudantes, pois são utilizados conceitos ligados a aspectos microscópicos e submicroscópicos o que distancia da realidade dos alunos. Deste modo, a utilização dos livros didáticos como ponto de apoio para “estreitar” esses conhecimentos durante o processo de ensino- aprendizagem é importante, mas não deve ser o único. Assim, o presente trabalho teve como objetivo confeccionar um modelo didático que pudesse elucidar o sistema ABO e Rh facilitando o processo de aprendizagem e auxiliando nas conexões entre teoria e prática. A utilização de modelos didáticos vem sendo reconhecida por diversos autores que evidenciam o benefício desse instrumento facilitador de entendimento. Dessa forma, esperamos que o modelo aqui apresentado estimule o aluno ao aprendizado e possa dinamizar o ensino da genética. O modelo construído permite que o professor o utilize para abordar outros assuntos da genética, tais como: eritroblastose fetal, doenças sanguíneas, tecido sanguíneo, coagulação sanguínea. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Sistema ABO de grupos sanguíneos | pt_BR |
dc.subject | Sistema do grupo sanguíneo Rh-Hr | pt_BR |
dc.subject | Genética | pt_BR |
dc.subject | Modelo de ensino | pt_BR |
dc.title | Confecção de modelo didático para o processo de ensinoaprendizagem sobre o sistema ABO e RH | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5364508296916864 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Genetics, one of the branches of biology, is mentioned as a discipline for students to understend, as they are concepts liked to microscopic and submicroscopic aspects, which distances them from the students reality. Thus, the use of textbooks as a support point to “narrow” this knowledge during the teaching- learning process is importante, but is should not be the only one. Thus, the presente work had as objective to make a didatic model that can elucidate the ABO and Rh system, facilitating the learning process andthe helping in the restrictions between theory and practice. The use of didactic models has been recognized by several authors who demonstrate the benefit of this instrument that facilitates understanding. Thus, we hope that the model presented here will encourage students to learn and can streamline the teaching of genetics. The built model allows the teacher to use it to address other genetic issues, such as: fetal erythoblastosis, blood diseases, blood tissue, blood clotting. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Bezerra, Lays Karoline Magalhães..pdf | 1,55 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons