Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43934
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Ákyssa Mannalysa Silva dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-13T18:44:42Z | - |
dc.date.available | 2022-04-13T18:44:42Z | - |
dc.date.issued | 2021-12-14 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-13 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43934 | - |
dc.description.abstract | A pandemia em decorrência da COVID-19, ocasionada pelo novo coronavírus trouxe consigo várias adaptações sociais. Com isso, vários decretos foram publicados a fim de tornar obrigatória a utilização de máscaras de proteção em lugares públicos e a exigência do isolamento social. Assim, apenas atividades sociais essenciais para a sobrevivência humana permaneciam funcionando com algumas adaptações, como hospitais e supermercados. Com o fechamento das instituições de ensino, as escolas e universidades adotaram o Ensino Remoto Emergencial (ERE). Desta forma, o objetivo deste trabalho foi trazer reflexões sobre o estágio curricular obrigatório, realizado em ambientes virtuais de aprendizagem, de alunos dos cursos de Licenciatura em Ciências Biológicas neste período de pandemia ocasionada pelo novo coronavírus. Este trabalho trata-se de uma revisão de literatura, que foi realizada no Google Acadêmico utilizando as palavras-chave: “estágio”, “licenciatura”, "ensino remoto", “ciências” or “biologia”. Foram selecionados 11 artigos, com base nos critérios de inclusão e exclusão definidos a partir do objetivo do trabalho. A partir das análises percebemos que muitas foram as dificuldades encontradas, desde a falta de recursos tecnológicos e estrutura, não experiência com o ERE, famílias desestruturadas e incompreensíveis, e a dificuldade da participação dos alunos. A partir disso, foram utilizadas várias estratégias de ensino a fim de promover a participação dos estudantes e tornar as aulas mais atraentes, como a produção de vídeos, jogos didáticos e podcast para apresentação de um espaço não formal de educação, algumas vezes disponibilizados em plataformas on- line, foram realizados Quizes on-line, por meio dos quais os alunos respondiam questões referentes ao conteúdo de forma dinâmica. Foi relatado o método de ensino da aprendizagem por cooperação, que visa a aprendizagem por meio de discussões em grupos sobre um determinado problema ou questão. Houve também criação de perfis de Instagram para abordar assuntos pertinentes ao dia a dia dos alunos e da sala de aula, gerando bom engajamento, e sendo possível a participação dos alunos na elaboração das publicações. Desta forma, foi possível perceber diversos desdobramentos, que proporcionaram aos estudantes desafios e experiências que poderão aplicar no ensino presencial ou como recurso auxiliar no ensino e aprendizagem. | pt_BR |
dc.format.extent | 47 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Alternativas metodológicas | pt_BR |
dc.subject | Ensino de biologia | pt_BR |
dc.subject | Formação docente inicial | pt_BR |
dc.subject | Prática pedagógica | pt_BR |
dc.title | A formação inicial de professores de biologia no contexto do ensino remoto emergencial: análise da produção sobre estágio curricular | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1584265867138530 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The pandemic caused by COVID-19, caused by the new coronavirus, brought with it several social adaptations. With that, several decrees were published in order to make mandatory the use of protective masks in public places and the requirement of social isolation. Thus, only social activities essential for human survival remained working with some adaptations, such as hospitals and supermarkets. With the closing of educational institutions, schools and universities adopted Emergency Remote Teaching (ERT). Thus, the objective of this work was to bring reflections on the mandatory curricular internship, carried out in virtual learning environments, of students in Biological Sciences Degree courses in this period of pandemic caused by the new coronavirus. This work is a literature review, which was carried out on Google Scholar using the keywords: “internship”, “licenciatura”, “remote teaching”, “science” or “biology”. Eleven articles were selected, based on the inclusion and exclusion criteria defined based on the objective of the work. From the analysis, we realized that many were the difficulties encountered, from the lack of technological resources and structure, lack of experience with the ERT, unstructured and incomprehensible families, and the difficulty of student participation. From this, several teaching strategies were used in order to promote student participation and make the classes more attractive, such as the production of videos, educational games and podcasts to present a non-formal educational space, sometimes available on platforms online, online quizzes were held, through which students responded to questions related to the content in a dynamic way. The cooperative learning teaching method was reported, which aims at learning through group discussions about a particular problem or issue. Instaram profiles were also created to address issues relevant to the daily lives of students and the classroom, generating good engagement, and allowing students to participate in the preparation of publications. In this way, it was possible to perceive several developments, which provided students with challenges and experiences that they can apply in face-to- face teaching or as an auxiliary resource in teaching and learning. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SANTOS, Ákyssa Mannalysa Silva dos.pdf | 976,67 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons