Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4393
Título: Obstáculos à inserção de pequenas empresas no mercado internacional: o caso das serrarias de granito no Agreste de Pernambuco
Autor(es): Silva, Antonio Fernando Bezerra da
Palavras-chave: Granito; Rochas ornamentais; Clusters industriais; Eficiência coletiva; Vantagens competitivas; Vantagens comparativas
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Fernando Bezerra da Silva, Antonio; Barrantes Hidalgo, Álvaro. Obstáculos à inserção de pequenas empresas no mercado internacional: o caso das serrarias de granito no Agreste de Pernambuco. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: As pequenas empresas de beneficiamento de granito, aglomeradas no pólo industrial de Bezerros, região agreste de Pernambuco, representam o objeto de estudo deste trabalho. A relevância deste estudo pode ser destacada pelos seguintes fatores: a interiorização do desenvolvimento, em razão da existência de matéria-prima nas regiões próximas e da oportunidade de geração de empregos como alternativa econômica à região do semi-árido, onde as condições climáticas não são favoráveis à prática da agricultura; bem como possibilidade de abertura de novos mercados, sobretudo pela grande expansão verificada ultimamente na demanda por granito no exterior. Na pesquisa verificou-se que nenhuma das serrarias implantadas há mais de dez anos, no pólo de Bezerros, realizou vendas de granitos beneficiados para mercado externo. O objetivo principal desta pesquisa é conhecer melhor o setor e investigar as causas da dificuldade de inserção dessas pequenas empresas no mercado internacional e sugerir algumas medidas que possam ajudá-las a superar as prováveis barreiras identificadas. As reflexões sobre os dados coletados serão feitas com base em elementos da teoria sobre clusters industriais. Os principais desafios destas empresas estão em superar a defasagem tecnológica e os elevados custos de transação para colocar os produtos até os distantes mercados
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4393
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5988_1.pdf644,24 kBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.