Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43913

Compartilhe esta página

Título: Modelagem aplicada ao planejamento dos recursos hídricos com suporte de bases de dados de alta definição espacial: aprimoramento de modelo conceitual chuva-vazão concentrado.
Autor(es): VASCONCELOS, Hellen Xavier Tavares
Palavras-chave: Recursos hídricos; Modelagem hidrológica; Bacia hidrográfica
Data do documento: 10-Jan-2020
Citação: VASCONCELOS, Hellen Xavier Tavares. Modelagem aplicada ao planejamento dos recursos hídricos com suporte de bases de dados de alta definição espacial: aprimoramento de modelo conceitual chuva-vazão concentrado. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: Diante da importância do estudo das bacias hidrográficas para o suprimento hídrico da população surge a modelagem hidrológica, que possibilita a representação dos processos que ocorrem nas bacias. Os modelos hidrológicos têm sido utilizados como ferramentas capazes de prever eventos futuros relacionados ao regime hídrico, sendo instrumentos importantes para avaliar a melhor utilização dos recursos hídricos. Com isso, desenvolveu-se o modelo chuva-vazão concentrado Campus Agreste Watershed Model (CAWM), que busca a simplicidade e utilização de poucos parâmetros a calibrar. Buscou-se, então, aprimorar este modelo de simulação do ciclo hidrológico para uso e adequação nas condições da região Nordeste do Brasil. O trabalho teve como áreas de estudo as bacias hidrográficas do rio Capibaribe, do rio Sirinhaém, do rio Pajeú e do rio Moxotó. Para comparar a eficácia do CAWM, estudou-se o modelo Génie Rural à 4 paramètres Journalier (GR4J), modelo francês que possui os mesmos princípios que o CAWM quanto à pouca quantidade de parâmetros. Foram realizadas comparações entre as simulações realizadas nos dois modelos para as bacias em estudo. O desempenho foi avaliado através da comparação gráfica e análises estatísticas, determinando a qualidade e a confiabilidade das previsões com relação aos dados observados. Para Sirinhaém, os modelos apresentaram bom desempenho, e para Pajeú e Capibaribe, a calibração foi considerada satisfatória. A simulação do Moxotó nos dois modelos não foi adequada, o que já era esperado, devido à influência da barragem Poço da Cruz, que comprometeu os resultados. O modelo CAWM obteve melhores ajustes comparados com o modelo GR4J na maioria dos eventos em análise, comprovando a qualidade e a confiabilidade dos dados simulados por este modelo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43913
Aparece nas coleções:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
VASCONCELOS, Hellen Xavier Tavares.pdf3,82 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons