Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43912

Share on

Title: Estudo da viabilidade do uso de material fresado na composição de pavimentos flexíveis.
Authors: SILVA, Gisely Leite de Oliveira
Keywords: Pavimentos flexíveis; Estradas; Rodovias; Revestimentos - Processos; Agregados (Materiais de construção) - Reaproveitamento
Issue Date: 19-Feb-2020
Citation: SILVA, Gisely Leite de Oliveira. Estudo da viabilidade do uso de material fresado na composição de pavimentos flexíveis. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.
Abstract: O transporte rodoviário tem grande importância econômica e social para o Brasil, pois, é neste modal que é feito a maior parte dos transportes de cargas e deslocamentos de passageiros. Neste cenário, torna-se imprescindível garantir a recuperação e a expansão da malha rodoviária do país, o que acarreta em altos custos na construção e manutenção das vias. Além disso, para suas execuções, há também a necessidade de grandes volumes de materiais naturais, que muitas vezes não se encontram em abundância na natureza. Deste modo, diversos estudos vêm sendo realizados em busca de materiais alternativos para o uso na pavimentação, com o intuito de diminuir os impactos causados tanto na construção, como na reabilitação, reduzindo a utilização de matéria prima virgem, como ocorre nos estudos da reciclagem de pavimentos. Em vista disso, este trabalho tem como objetivo avaliar características físicas e mecânicas de misturas de solo com material fresado, visando à estabilização granulométrica deste último, para a aplicação em camadas de base e sub-base de pavimentos. Para avaliar a eficiência da incorporação da fresa em camadas de base ou sub-base, foram analisadas misturas de solo com 30%, 40% e 50% de material fresado, através do ensaio mecânico de Índice de Suporte Califórnia (CBR). Os resultados obtidos mostraram que ao adicionar material fresado ao solo natural houve uma melhora significativa na resistência, apresentando resultados satisfatórios para serem empregadas em camadas de sub-base de pavimentos flexíveis, com valores de CBR médios de 22,44%, 53,44% e 27% para as misturas com teores de 30%, 40% e 50% de material fresado, respectivamente.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43912
Appears in Collections:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SILVA, Gisely Leite de Oliveira .pdf1.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons