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Título : Educação da consciência e formação ética: um estudo sobre a proposta de educação integral das escolas de referência no agreste pernambucano.
Autor : SILVA, Givanildo Ivanildo da
Palabras clave : Educação integral; Ética; Consciência
Fecha de publicación : 14-dic-2017
Citación : SILVA, Givanildo Ivanildo da. Educação da consciência e formação ética: um estudo sobre a proposta de educação integral das escolas de referência no agreste pernambucano. 2017. Trabalho de Conclusão de Curso (Pedagogia - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2017.
Resumen : O estudo referido discute a problemática da formação humana no contexto da proposta educativa do Programa Educação Integral de Pernambuco. Objetiva compreender como a proposta de Educação Integral contribui para a educação da consciência, a partir do olhar da Teoria Crítica de Adorno, contribuindo assim para a emancipação do pensar. Para tanto, caracterizamos os caminhos formativos assumidos pelas escolas, analisando os documentos orientadores dessa proposta a partir da visão da Teoria Crítica de Theodor W. Adorno. A pesquisa se ancora na abordagem hermenêutica, assumindo a partir dela um exercício de compreensão e crítica que nos permitiram demarcar o significado das proposições encontradas nos documentos, e analisá-las a partir do referencial teórico anunciado. O estudo encontra-se estruturado em três partes: a primeira caracteriza a problemática da Educação Integral no Brasil, traçando seu percurso histórico e primeiras concepções (DELORS, 1998; GIOLO, 2012; FREIRE, 1985); a segunda apresenta a contribuição da Teoria Crítica e sua relação com a problemática formativa, demarcando o significado da educação nos escritos de Adorno (1985; 1993; 1995), considerando a contribuição de alguns comentadores (OLIVEIRA, 2005; PUCCI, 2000; TIBURI, 2001); por último, são descritos e analisados os caminhos formativos anunciados na proposta, considerando as contribuições da teoria crítica. Os resultados assinalam os elementos da proposta formativa do Programa de Educação Integral, os quais revelam uma compreensão restrita da concepção de formação do programa.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43873
Aparece en las colecciones: TCC - Pedagogia - Licenciatura

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