Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43869

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMORAIS, Flávio Campos de-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Raíza Torquato-
dc.date.accessioned2022-04-12T19:39:08Z-
dc.date.available2022-04-12T19:39:08Z-
dc.date.issued2021-08-20-
dc.date.submitted2022-04-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43869-
dc.description.abstractA sociedade passa constantemente por mudanças e podemos destacar o papel da mulher no âmbito pessoal e profissional como ser de força e superação. Visando essas novas oportunidades e grandes conquistas, propus a realização deste trabalho, que aspira mostrar a realidade e trajetória de algumas mulheres até o denominado momento de glória. Este trabalho de conclusão de curso tem como objetivo conhecer e analisar a trajetória de mães universitárias do curso de Educação Física da Universidade Federal de Pernambuco, acerca dos saberes construídos e os desafios da formação. Para tanto, trouxe a seguinte questão: Os desafios de ser mãe durante o período de um curso universitário de educação Física podem ser superados? Ademais, foram utilizados diferentes referenciais teóricos e metodológicos que deram subsídio ao desenvolvimento dessa pesquisa, sendo eles respectivamente, mostrando como é tornar-se mãe no contexto acadêmico: dilemas da conciliação maternidade - vida universitária; e analisando como se dá o processo no qual mães e universitárias estão transitando para a vida adulta; abordando maternidade, trabalho e formação: lidando com a necessidade de deixar os filhos; e entre outros que também contribuíram com informações referentes ao tema. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva com delineamento transversal. A amostra foi composta por estudantes de Educação Física da UFPE Recife e CAV que são ou foram mães durante o período do curso, e a partir disso, constatou-se que, por mais que seja intenso, cansativo, assustador e de difícil conciliação, é possível superar os desafios de ser mãe durante um curso universitário de Educação Física e concluir a graduação. Portanto, cabe ao corpo docente se adaptar às necessidades dessas alunas, e a estas se dispor a enfrentar as dificuldades e não desistir.pt_BR
dc.format.extent35 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMaternidadept_BR
dc.subjectEducação física - formação acadêmicapt_BR
dc.subjectEstudante universitáriopt_BR
dc.titleTornar-se mãe durante a formação acadêmica: analisando a percepção de alunas mães e gestantes do curso de educação física acerca dos saberes construídos e os desafios da formaçãopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3573990227761049pt_BR
dc.description.abstractxSociety is constantly undergoing changes and we can highlight the role of women in the personal and professional spheres as a being of strength and resilience. Aiming at these new opportunities and great achievements, I proposed this work, which aspires to show the reality and trajectory of some women until the so-called moment of glory. This course conclusion work aims to understand and analyze the trajectory of university mothers from the Physical Education course at the Federal University of Pernambuco, about the knowledge built and the challenges of training. Therefore, she raised the following question: Can the challenges of being a mother during the period of a university course in Physical Education be overcome? Furthermore, different theoretical and methodological references were used that supported the development of this research, respectively, showing what it is like to become a mother in the academic context: dilemmas of conciliating maternity - university life; and analyzing how the process in which mothers and university students are transitioning to adult life takes place; addressing motherhood, work and training: dealing with the need to leave children; and among others who also contributed information related to the topic. This is a descriptive quantitative research with a cross-sectional design. The sample was composed of Physical Education students from UFPE Recife and CAV who are or were mothers during the course period, and from that, it was found that, as intense, tiring, frightening and difficult to reconcile, it is possible to overcome the challenges of being a mother during a university course in Physical Education and complete the graduation. Therefore, it is up to the faculty to adapt to the needs of these students, and for them to be willing to face the difficulties and not give up.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúde::Educação Físicapt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Educação Física – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Vasconcelos, Raíza Torquato.pdf1,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons