Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43867
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PORTO, Solange Maria Magalhães da Silva | - |
dc.contributor.author | XAVIER, Clara Mayra da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-12T19:30:47Z | - |
dc.date.available | 2022-04-12T19:30:47Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-20 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-12 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43867 | - |
dc.description.abstract | A ansiedade é uma emoção fundamental para a vida das pessoas, ela é um processo emocional ligado a antecipação de situações, tendo como objetivo de proteger o organismo. Através da ansiedade o indivíduo se sente estimulado a estudar previamente para provas, seminários e a reagir diante de uma possível ameaça. A graduação é uma fase importante na vida das pessoas, na qual o indivíduo viverá algo novo, podendo gerar sentimentos de ansiedade. Na maioria das pessoas, esse sentimento é algo saudável e faz com que elas entrem em ação, porém, em outras pessoas tal sentimento surge de forma desproporcional, podendo se tornar patológico e causar crises. Por iniciarem a graduação no final da adolescência e início da vida adulta os jovens brasileiros passam por uma fase de transição que traz consigo novos desafios: cobranças, medos, incertezas e inseguranças. As atividades desenvolvidas no ambiente universitário, como: atividades específicas, avaliações, aulas práticas, estágios, conflitos estresse e competitividade, podem provocar transtornos de ansiedade e assim impactar diretamente a saúde desses estudantes prejudicando o rendimento, os relacionamentos, a formação profissional, e em casos extremos, ocasionando o abandono do curso. Este trabalho tem o objetivo de identificar a prevalência do transtorno de ansiedade em universitários dos cursos de Educação Física no Brasil. O mesmo tem caráter exploratório, para o qual foram utilizados artigos da literatura publicados entre os anos de 2011 à 2021, a fim de analisar o que estes dispõem sobre as dificuldades enfrentadas por esses universitários acometidos por esse transtorno. Esses artigos foram obtidos a partir de pesquisas realizadas em bancos de dados eletrônicos e sites científicos de acesso livre (Scielo, Pubmed, Portal de Periódicos da CAPES, Lilacs). As palavras-chave foram: ansiedade, transtorno de ansiedade, universitários, educação física. Com a pesquisa, pode-se notar que mesmo o transtorno de ansiedade sendo um problema de saúde que acomete muitos universitários, existem poucos estudos realizados no Brasil sobre esse tema, principalmente no curso de Educação Física. | pt_BR |
dc.format.extent | 37 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Transtornos de ansiedade | pt_BR |
dc.subject | Saúde do estudante | pt_BR |
dc.subject | Educação física e treinamento | pt_BR |
dc.title | Prevalência do transtorno de ansiedade em universitários dos cursos de educação física no Brasil: uma revisão bibliográfica | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9518452107316879 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2311737019302937 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Anxiety is a fundamental emotion in people's lives, it is an emotional process linked to the anticipation of situations, aiming to protect the body. Through anxiety, the individual feels stimulated to study beforehand for tests, seminars and to react to a possible threat. Graduation is an important stage in people's lives, in which the individual will experience something new, which may generate feelings of anxiety. In most people, this feeling is something healthy and makes them take action, however, in other people this feeling appears disproportionately, and can become pathological and cause crises. By starting graduation in late adolescence and early adulthood, young Brazilians go through a transition phase that brings with it new challenges: demands, fears, uncertainties and insecurities. Activities developed in the university environment, such as: specific activities, assessments, practical classes, internships, conflicts, stress and competitiveness, can cause anxiety disorders and thus directly impact the health of these students, impairing performance, relationships, professional training, and extreme cases, causing the course to be abandoned. This work aims to identify the prevalence of anxiety disorder in university students of Physical Education courses in Brazil. It has an exploratory character, for which literature articles published between the years 2011 to 2021 were used, in order to analyze what they have about the difficulties faced by these university students affected by this disorder. These articles were obtained from research carried out in electronic databases and open access scientific websites (Scielo, Pubmed, CAPES Journal Portal, Lilacs). The keywords were: anxiety, anxiety disorder, college students, physical education. With the research, we can notice that even the anxiety disorder being a health problem that affects many university students, there are few studies carried out in Brazil on this topic, mainly in the Physical Education course. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências da Saúde::Educação Física | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Física | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Educação Física – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Educação Física (Bacharelado) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Xavier, Clara Mayra da Silva.pdf | 487,6 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons