Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4382
Título: Transporte colaborativo como alavanca para a exportação das micro e pequenas empresas
Autor(es): Gustavo Pinto Delgado, Carlos
Palavras-chave: Gerenciamento Colaborativo de Transporte; Microempresas; Pequenas empresas; Aliança Logística
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Gustavo Pinto Delgado, Carlos; José de Arroxelas Galvão, Olímpio. Transporte colaborativo como alavanca para a exportação das micro e pequenas empresas. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: O presente estudo pretende demonstrar como um processo logístico, o recente Gerenciamento Colaborativo de Transporte, pode afetar as exportações das microempresas e pequenas empresas e, estruturalmente, melhorar a economia do Estado de Pernambuco, podendo vir a servir de exemplo para desenvolvimento econômico do Nordeste e do Brasil. A idéia é analisar a possibilidade de redução de custos e, conseqüentemente, os benefícios para cada um dos parceiros, diretos ou indiretos, que poderiam utilizar esta ferramenta, que é, reduzindo seu conceito, uma aliança logística, do tipo ganha-ganha. Adicionalmente, este estudo traz exemplos teóricos de empresas que poderiam adotar esta ferramenta, baseando-se em dados concretos, porém do ponto de vista econômico. O objetivo é também apresentar em detalhes a metodologia empregada, para que possa servir como roteiro para eventuais empresas que se interessarem pelo projeto
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4382
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5981_1.pdf1,56 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.