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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43799

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSCHWAMBORN, Silvia Helena Lima-
dc.contributor.authorANJOS, Klayton Carvalho dos-
dc.date.accessioned2022-04-11T19:28:35Z-
dc.date.available2022-04-11T19:28:35Z-
dc.date.issued2020-12-07-
dc.date.submitted2022-04-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43799-
dc.description.abstractA zona costeira brasileira reserva uma gama de serviços ecossistêmicos. Entretanto, pouco disso é detalhado no ambiente escolar. Muitos dos conteúdos são passados de maneira tradicional e com recursos tradicionais como o livro didático, o que nem sempre é eficiente. Contudo, a necessidade de utilização de diversos recursos didáticos são de extrema importância no ensino. Dentre esses recursos destaca-se os jogos didáticos. Dentro do âmbito dos jogos, temos o Role playing game (RPG) que se destaca por estabelecer uma forte ligação na relação professor/aluno. Assim esse trabalho tem por objetivo elaborar um jogo didático educacional que abordem temas relacionados aos ecossistemas marinhos. Portanto a proposta baseia-se na necessidade de novos jogos para o ensino de ecologia marinha. A produção deste recurso passou por etapas como triagem na literatura, escolha do público alvo e a produção do jogo em RPG, todas essas fases seguindo as diretrizes de construção de jogos em RPG. O jogo consite em um RPG de mesa, onde está caracterizado um futuro distópico denominado “Terra Nova”. O motivo que levará os alunos ao embarque nessa aventura é restabelecer o funcionamento dos diversos sistemas ecológicos marinhos e conquistar tesouros. A introdução do conteúdo de ecologia marinha será definida pela ação dos jogadores frentes aos ambientes do jogo bem como as cartas coringas de perguntas que serão disponibilizadas durante o jogo. Assim o recurso didático se apresenta de forma viável, pois ele não visa vitórias individuais, portanto, aumenta o espírito de cooperação entre os alunos e se mostra uma importante ferramenta no processo de ensino-aprendizagem.pt_BR
dc.format.extent37 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEcologiapt_BR
dc.subjectJogos pedagógicospt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleTrabalhando ecologia marinha com o auxílio de jogo didáticopt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3007671959326400pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8024658704530604pt_BR
dc.description.abstractxThe Brazilian coastal zone reserves a range of ecosystem services. However, little of this is detailed in the school environment. Many of the contents are broadcast in a traditional way and with traditional resources such as the textbook, which is not always efficient. However, the need to use several didactic resources is extremely important in teaching. Among these resources, educational games stand out. Within the realm of games, we have Role playing game (RPG) that stands out for establishing a strong connection in the teacher / student relationship. Thus, this work aims to develop a game and educational educational game that address themes related to marine ecosystems. Therefore, the proposal is based on the need for new games for teaching marine ecology. Where the production of this resource went through stages such as sorting in the literature, choosing the target audience and the production of the RPG game, all of these phases following the guidelines for building RPG games. The game consists of a table RPG, featuring a dystopian future called “Terra Nova”. The reason that will lead students to embark on this adventure is to restore the functioning of the different marine ecological systems and to conquer treasures. Thus, the didactic resource is presented in a viable way, as it does not aim at individual victories, therefore, it increases the spirit of cooperation among students and proves to be important tool in the teaching-learning process.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

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