Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43769

Share on

Title: Avaliação do potencial reativo de agregados da mesorregião Agreste do Estado de Pernambuco frente à reação álcali-agregado.
Authors: CAVALCANTI, Gabriel Henrique de Oliveira
Keywords: Agregados (Materiais de construção) - Pernambuco; Álcalis; Reações alcali-agregado
Issue Date: 19-Dec-2019
Citation: CAVALCANTI, Gabriel Henrique de Oliveira. Avaliação do potencial reativo de agregados da mesorregião Agreste do Estado de Pernambuco frente à reação álcali-agregado. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Engenharia Civil) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Propõe-se caracterização do potencial reativo de agregados miúdos e graúdos comercializados na mesoregião Agreste do estado de Pernambuco (Brasil), tendo em vista o histórico da ocorrência da reação álcali-agregado (RAA) em fundações em cidades da Região Metropolitana do Recife (RMR), bem como a importância que o setor da construção civil tem hoje nessa região. Nesse cenário, foram avaliadas quatro amostras de agregados graúdos, coletadas nas principais jazidas dessa região (Caruaru/PE, Garanhuns/PE, São Caitano/PE e Agrestina/PE), e três amostras de agregados miúdos coletadas em Caruaru. O método acelerado de determinação da expansão em barras de argamassa foi adotado, conforme ABNT NBR 15577-4:2018. Os resultados apontaram um potencial reativo para as amostras de agregados miúdos e potencial inócuo para as amostras de agregados graúdos, segundo limites definidos na ABNT NBR 15577-1:2018, confirmando outros trabalhos realizados com agregados dessa região.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43769
Appears in Collections:TCC- Engenharia Civil - Bacharelado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
CAVALCANTI, Gabriel Henrique de Oliveira.pdf2.72 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons