Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43754

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorLIMA, Kênio Erithon Cavalcante-
dc.contributor.authorSANTOS, Luis Roberto Ricardo Gomes dos-
dc.date.accessioned2022-04-08T19:11:16Z-
dc.date.available2022-04-08T19:11:16Z-
dc.date.issued2021-04-23-
dc.date.submitted2022-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43754-
dc.description.abstractConhecer os jogos didáticos, suas funções, sua importância e a forma correta de utiliza-los como ferramentas no ensino é de grande importância para um professor que busca levar aos seus alunos uma aprendizagem eficaz. Com isso este trabalho analisa a perspectiva dos discentes e docentes sobre o uso de jogos no ensino de Ciências, buscando observar como eles notam seus benefícios e de que forma são aplicados. Utilizamos de questionário com perguntas discursivas, aplicado a professores e seus respectivos estudantes. Os dados coletados nessa pesquisa foram analisados de forma qualitativa e quantitativa usando a análise de conteúdos de Bardin. Observamos várias características pedagógicas e possibilidades do uso dos jogos que reforçam sua importância no ensino de Ciências. Buscamos, assim, esclarecer o seu uso ao desenvolver as funcionalidades capazes de auxiliar o professor, a promover um ensino dinâmico, transmitido de forma clara, o que provoca uma melhor compreensão dos conteúdos. Contudo, constata-se que é necessária preparação para elaborar uma forma ou estratégia de aplicação adequada dos jogos com fins educativos.pt_BR
dc.format.extent31 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia - estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogo didáticopt_BR
dc.subjectEnsino de Ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titlePerspectiva de discentes e docentes sobre uso de jogos para o ensino de ciênciaspt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9502102935025700pt_BR
dc.description.abstractxKnowing the didactic games, their functions, their importance and the correct way to use them as tools in teaching is of great importance for a teacher who seeks to provide their students with effective learning. Thus, this work analyzes the perspective of students and teachers on the use of games in science teaching, seeking to observe how they notice their benefits and how they are applied. We use a questionnaire with discursive questions, applied to teachers and their respective students. The data collected in this research were analyzed qualitatively and quantitatively using Bardin's content analysis. We observed several pedagogical characteristics and possibilities of using games that reinforce their importance in Science teaching. We seek, therefore, to clarify its use by developing functionalities capable of helping the teacher, promoting dynamic teaching, clearly transmitted, which leads to a better understanding of the contents. However, it appears that preparation is necessary to develop a form or strategy for the appropriate application of games for educational purposes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Santos, Luis Roberto Ricardo Gomes dos.pdf1,12 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons