Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43754
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | LIMA, Kênio Erithon Cavalcante | - |
dc.contributor.author | SANTOS, Luis Roberto Ricardo Gomes dos | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T19:11:16Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08T19:11:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-23 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43754 | - |
dc.description.abstract | Conhecer os jogos didáticos, suas funções, sua importância e a forma correta de utiliza-los como ferramentas no ensino é de grande importância para um professor que busca levar aos seus alunos uma aprendizagem eficaz. Com isso este trabalho analisa a perspectiva dos discentes e docentes sobre o uso de jogos no ensino de Ciências, buscando observar como eles notam seus benefícios e de que forma são aplicados. Utilizamos de questionário com perguntas discursivas, aplicado a professores e seus respectivos estudantes. Os dados coletados nessa pesquisa foram analisados de forma qualitativa e quantitativa usando a análise de conteúdos de Bardin. Observamos várias características pedagógicas e possibilidades do uso dos jogos que reforçam sua importância no ensino de Ciências. Buscamos, assim, esclarecer o seu uso ao desenvolver as funcionalidades capazes de auxiliar o professor, a promover um ensino dinâmico, transmitido de forma clara, o que provoca uma melhor compreensão dos conteúdos. Contudo, constata-se que é necessária preparação para elaborar uma forma ou estratégia de aplicação adequada dos jogos com fins educativos. | pt_BR |
dc.format.extent | 31 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia - estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Jogo didático | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Ciências | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.title | Perspectiva de discentes e docentes sobre uso de jogos para o ensino de ciências | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/9502102935025700 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Knowing the didactic games, their functions, their importance and the correct way to use them as tools in teaching is of great importance for a teacher who seeks to provide their students with effective learning. Thus, this work analyzes the perspective of students and teachers on the use of games in science teaching, seeking to observe how they notice their benefits and how they are applied. We use a questionnaire with discursive questions, applied to teachers and their respective students. The data collected in this research were analyzed qualitatively and quantitatively using Bardin's content analysis. We observed several pedagogical characteristics and possibilities of using games that reinforce their importance in Science teaching. We seek, therefore, to clarify its use by developing functionalities capable of helping the teacher, promoting dynamic teaching, clearly transmitted, which leads to a better understanding of the contents. However, it appears that preparation is necessary to develop a form or strategy for the appropriate application of games for educational purposes. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Santos, Luis Roberto Ricardo Gomes dos.pdf | 1,12 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons