Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43751
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVEIRA, Emanuel Souto da Mota | - |
dc.contributor.author | NASCIMENTO, Ellen Canêjo de Melo | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-08T18:50:13Z | - |
dc.date.available | 2022-04-08T18:50:13Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-19 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-08 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43751 | - |
dc.description.abstract | A proposta desta pesquisa fundamenta-se na necessidade de entender como estão sendo desenvolvidas as atividades, adaptações e quais recursos utilizados para aplicação de aula remota em ciências naturais, nos primeiros anos do ensino fundamental. Tendo como base a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com ênfase maior em uma de suas competências que visa à iniciação do aprendizado de ciências das crianças do ensino fundamental em meio à nova realidade remota vivida no momento atual verificando as adaptações e recursos utilizados para transmitir os saberes e necessidades exigidas educacionalmente de tal forma que permita à criança aprender sem ser prejudicada ou limitada de tais saberes. O presente estudo analisa um conjunto de recursos digitais que possam ser utilizados por professores e estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, onde o objetivo principal é analisar os recursos digitais e manobras utilizadas de forma remota pelos docentes para ensino de ciências naturais nos anos iniciais. Pode-se concluir que os recursos digitais no ambiente escolar são muito importantes e as tecnologias, como ferramentas de ensino, são muito úteis para os professores divulgarem o conteúdo do curso e integrarem-se ao ensino escolar, afinal a educação é uma necessidade, um direito do cidadão e por isso não pode parar, o estudo de ciências da natureza não pode parar, a tecnologia que se tem acesso atualmente nos proporcionam a escolha de continuar, perseverar e persistir. | pt_BR |
dc.format.extent | 39 P. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Biologia – estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject | Recurso didático | pt_BR |
dc.title | Recursos digitais para o ensino remoto de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamental | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0732066954235310 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The purpose of this research is based on the need to understand how the activities, adaptations and which resources are being used to apply remote classes in natural sciences, in the first years of elementary school. Based on the BNCC (Common National Curriculum Base) with greater emphasis on one of its skills that aims to initiate science learning for elementary school children amidst the new remote reality experienced at the present time, checking the adaptations and resources used to transmit the knowledge and educationally required needs in such a way as to allow the child to learn without being harmed or limited by such knowledge. This study analyzes a set of digital resources that can be used by teachers and students in the early years of elementary school. This is a qualitative, exploratory and descriptive research, where the main objective is to analyze the digital resources and maneuvers used remotely by teachers for teaching natural sciences in the early years. It can be concluded that digital resources in the school environment are very important and technologies, as teaching tools, are very useful for teachers to disseminate the course content and integrate into school education, after all, education is a necessity, a citizen's right and therefore it cannot stop, the study of natural sciences cannot stop, the technology that is currently available gives us the choice to continue, persevere and persist. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória de Santo Antão | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Nascimento, Ellen Canêjo de Melo.pdf | 1,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons