Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43751

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVEIRA, Emanuel Souto da Mota-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Ellen Canêjo de Melo-
dc.date.accessioned2022-04-08T18:50:13Z-
dc.date.available2022-04-08T18:50:13Z-
dc.date.issued2021-08-19-
dc.date.submitted2022-04-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43751-
dc.description.abstractA proposta desta pesquisa fundamenta-se na necessidade de entender como estão sendo desenvolvidas as atividades, adaptações e quais recursos utilizados para aplicação de aula remota em ciências naturais, nos primeiros anos do ensino fundamental. Tendo como base a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) com ênfase maior em uma de suas competências que visa à iniciação do aprendizado de ciências das crianças do ensino fundamental em meio à nova realidade remota vivida no momento atual verificando as adaptações e recursos utilizados para transmitir os saberes e necessidades exigidas educacionalmente de tal forma que permita à criança aprender sem ser prejudicada ou limitada de tais saberes. O presente estudo analisa um conjunto de recursos digitais que possam ser utilizados por professores e estudantes dos anos iniciais do ensino fundamental. Esta é uma pesquisa de natureza qualitativa, exploratória e descritiva, onde o objetivo principal é analisar os recursos digitais e manobras utilizadas de forma remota pelos docentes para ensino de ciências naturais nos anos iniciais. Pode-se concluir que os recursos digitais no ambiente escolar são muito importantes e as tecnologias, como ferramentas de ensino, são muito úteis para os professores divulgarem o conteúdo do curso e integrarem-se ao ensino escolar, afinal a educação é uma necessidade, um direito do cidadão e por isso não pode parar, o estudo de ciências da natureza não pode parar, a tecnologia que se tem acesso atualmente nos proporcionam a escolha de continuar, perseverar e persistir.pt_BR
dc.format.extent39 P.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectBiologia – estudo e ensinopt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subjectRecurso didáticopt_BR
dc.titleRecursos digitais para o ensino remoto de ciências da natureza nos anos iniciais do ensino fundamentalpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0732066954235310pt_BR
dc.description.abstractxThe purpose of this research is based on the need to understand how the activities, adaptations and which resources are being used to apply remote classes in natural sciences, in the first years of elementary school. Based on the BNCC (Common National Curriculum Base) with greater emphasis on one of its skills that aims to initiate science learning for elementary school children amidst the new remote reality experienced at the present time, checking the adaptations and resources used to transmit the knowledge and educationally required needs in such a way as to allow the child to learn without being harmed or limited by such knowledge. This study analyzes a set of digital resources that can be used by teachers and students in the early years of elementary school. This is a qualitative, exploratory and descriptive research, where the main objective is to analyze the digital resources and maneuvers used remotely by teachers for teaching natural sciences in the early years. It can be concluded that digital resources in the school environment are very important and technologies, as teaching tools, are very useful for teachers to disseminate the course content and integrate into school education, after all, education is a necessity, a citizen's right and therefore it cannot stop, the study of natural sciences cannot stop, the technology that is currently available gives us the choice to continue, persevere and persist.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Nascimento, Ellen Canêjo de Melo.pdf1,09 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons