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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43736

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Juliana Souza-
dc.contributor.authorFEITOSA, Adryelle de Andrade-
dc.date.accessioned2022-04-07T22:08:30Z-
dc.date.available2022-04-07T22:08:30Z-
dc.date.issued2021-05-05-
dc.date.submitted2022-04-07-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43736-
dc.description.abstractO hábito alimentar da população passou por importantes modificações que gerou um aumento na prevalência de sobrepeso e obesidade, com consequentemente elevada ocorrência de doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) em todos os ciclos da vida, inclusive na infância. Com isso, a educação alimentar enutricional (EAN) exerce importante papel no desenvolvimento de crianças, pois é quando ocorre a formação de seus hábitos, caráter e personalidade. A escola pode e deve contribuir para a aquisição de hábitos saudáveis, exercendo influência direta, ampliando ou até modificando práticas oriundas do âmbito familiar. O objetivo deste trabalho foi realizar atividades de EAN, por meio de ações lúdicas e interdisciplinares, com crianças deuma escola privada no município de Vitória de Santo Antão, Pernambuco. O estudo foi realizado com 22 crianças, na faixa etária entre 2 e 6 anos. Inicialmente foram aplicados dois questionáriossobre o consumo e hábitos alimentaresdurante as refeições, um com os pais/responsáveis e outro com as crianças. O estado nutricional das crianças foi avaliado a partir do Índice de Massa Corporalpor idade. No total foram desenvolvidas quatro atividades de EAN onde, em cada, era trabalhado um tema envolvendo assuntos de alimentação e nutrição, sendo articulados com as disciplinas estudadas pelos alunos, com duração média de 30 a 40 minutos, sendo realizada entre os meses de agosto a dezembro de 2019. Ao analisar a frequência alimentar das crianças foi possível observar que havia um alto consumo de alimentos industrializados e um baixo consumo de frutas, verduras e legumes. A maioria das crianças fazia uso de aparelhos tecnológicos durante as refeições, que podem levar a hábitos alimentares inadequados e promovem o sedentarismo. Com relação ao estado nutricional, mais de 50% apresentam excesso de peso. Com relação às atividades, os alunos conseguiram associar os alimentos às cores do semáforo, ficaram bastante empolgados na hora atividade da feirinha, contando se já tinham ido com a mãe ou avó e quais alimentos compravam. Na atividade dos sentidos ficaram bastante curiosos em saber qual era a fruta que iriam explorar através dos sentidos. De forma geral, os encontros foram aceitos com animação e interesse. Concluiu-se que esse trabalho foi de suma importância para despertar a curiosidade e conhecimento das crianças sobre a alimentação, e que as atividades de EAN se expandiram por diversas disciplinas, expressando as possibilidades da interdisciplinaridade na educação infantil.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.format.extent48 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação alimentar e nutricionalpt_BR
dc.subjectNutrição da criançapt_BR
dc.subjectComportamento alimentarpt_BR
dc.titleEstratégias de educação alimentar e nutricional para promoção de uma alimentação saudável e adequada com pré-escolares: interface com a interdisciplinaridadept_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0522360188946925pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6294708400232005pt_BR
dc.description.abstractxThe population's eating habits underwent important changes that generated an increase in the prevalence of overweight and obesity, with consequently a high occurrence of chronic noncommunicable diseases (NCDs) in all life cycles, including childhood. Thus, food and nutrition education (EAN) plays an important role in the development of children, as it is when their habits, character and personality are formed. The school can and should contribute to the acquisition of healthy habits, exercising direct influence, expanding or even modifying practices from the family context. The objective of this work was to carry out EAN activities, through playful and interdisciplinary actions, with children from a private school in the municipality of Vitória de Santo Antão, Pernambuco. The study was carried out with 22 children, aged between 2 and 6 years. Initially, two questionnaires were applied on consumption and eating habits during meals, one with the parents / guardians and the other with the children. The children's nutritional status was assessed using the Body Mass Index by age. In total, four EAN activities were developed where, in each one, a theme involving subjects of food and nutrition was worked, being articulated with the disciplines studied by the students, with an average duration of 30 to 40 minutes, being carried out between the months of August to December 2019. When analyzing the children's food frequency, it was possible to observe that there was a high consumption of processed foods and a low consumption of fruits and vegetables. Most children used technological devices during meals, which can lead to inappropriate eating habits and promote a sedentary lifestyle. Regarding nutritional status, more than 50% are overweight. Regarding the activities, the students were able to associate the food with the traffic light colors, they were very excited at the time of the fair, telling if they had already gone with their mother or grandmother and what food they bought. In the activity of the senses they were very curious to know what was the fruit that they would explore through the senses. In general, the meetings were accepted with animation and interest. It was concluded that this work was of paramount importance to arouse children's curiosity and knowledge about food, and that EAN activities expanded over several disciplines, expressing the possibilities of interdisciplinarity in early childhood education.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências da Saúdept_BR
dc.degree.departament::(CAV-NN) - Núcleo de Nutriçãopt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Nutrição – Bachareladopt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitória de Santo Antãopt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Nutrição

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