Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43724
Compartilhe esta página
Título: | Derivative Game como um caminho para a reelaboração do conhecimento a partir do erro. |
Autor(es): | SOUZA, Samara Arlete Aragão de |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino - Análise de erros; Professores – Formação; Jogos no ensino de matemática; Ensino - Recursos didáticos |
Data do documento: | 11-Dez-2019 |
Citação: | SOUZA, Samara Arlete Aragão de. Derivative Game como um caminho para a reelaboração do conhecimento a partir do erro. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019. |
Abstract: | O presente estudo trata-se de uma sub-pesquisa realizada pelo Programa de Iniciação Científica (PIBIC), desenvolvida no período de 2018-2019 na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) com a turma de Cálculo Integral e Diferencial I do semestre 2019.1 e teve como objetivo trabalhar o jogo matemático para investigar e classificar os erros a partir Modelo de Análise Didática dos Erros (MADE) descrito por Torre e um questionário com os alunos e a professora da turma para identificar as dificuldades em relação à apreensão dos conceitos e procedimentos em derivadas de uma função. O jogo foi intitulado de “DERIVATE GAME” adaptação feita pela autora, no conteúdo de derivadas do jogo “MATH GAME” dos autores Tatiane da Silva Evangelista, Tais Calliero Tognetti, Ronni Geraldo Gomes de Amorim e Antonio Fernandes Soares Netto. Diante da apresentação do jogo pudemos verificar que 3 dos 6 erros diagnosticados nas resoluções referem-se a derivadas trigonométricas, o que mostra a necessidade de mais cuidado na apresentação desse conteúdo. O jogo possibilitou o desenvolvimento da percepção, memória e atenção, ajudando-os na apropriação do conhecimento científico fazendo com que fosse adquirido novos significados a cada rodada, e fez com que pudessem perceber em que aspecto precisavam estudar mais. Com relação aos questionários percebemos uma sintonia entre a professora e os alunos, quando os alunos responderam sobre as suas dificuldade, podemos perceber que a professora percebe essa dificuldade nos alunos e a partir dos erros cometidos guiar os alunos para o caminho correto. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43724 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Samara Arlete Aragão de .pdf | 1,23 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons