Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43715
Compartilhe esta página
Título: | Dificuldades no ensino e aprendizagem de trigonometria: uma análise das revistas de ensino. |
Autor(es): | SILVA, Jaciele Hosana Santos da |
Palavras-chave: | Trigonometria – Estudo e ensino; Distúrbios de aprendizagem; Periódicos – Análise; Pesquisa bibliográfica |
Data do documento: | 3-Dez-2019 |
Citação: | SILVA, Jaciele Hosana Santos da. Dificuldades no ensino e aprendizagem de trigonometria: uma análise das revistas de ensino. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, 2019. |
Abstract: | Este trabalho de pesquisa analisou as principais dificuldades no ensino e aprendizagem de Trigonometria encontradas em periódicos da área de Ensino de Matemática, e verificou quais os conteúdos específicos de trigonometria e quais as bases teóricas são abordadas nessas pesquisas. A fundamentação teórica constitui se da abordagem histórica da trigonometria, das orientações dos documentos curriculares nacionais e de pesquisas que apontam dificuldades no ensino e aprendizagem de trigonometria. A presente pesquisa é de natureza qualitativa, de cunho bibliográfico, e como coleta de dados utilizou-se a plataforma sucupira para encontrar revistas, Qualis A2, com o foco na Área de Ensino. Das revistas selecionadas, utilizou-se a ferramenta de busca para filtrar apenas os artigos que tinham como palavras-chave “trigonometria” e destes foram analisados apenas os artigos com sujeitos. Verificou-se que os conteúdos mais frequentes foram ciclo trigonométrico e razões trigonométricas. Acerca das bases teóricas notou-se a recorrência de teóricos da didática Francesa – Bousseau (1996), Artigue (1996) e Vergnaud (1990) – e da Teoria de Representação Semiótica de Duval (1993). Constatou-se que a maioria dos artigos analisados teve como sujeitos de pesquisa alunos do ensino médio, e que estes apresentaram dificuldades relacionadas à conceitos trigonométricos e ao uso de tecnologias tradicionais, como o transferidor. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43715 |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, Jaciele Hosana Santos da.pdf | 362,26 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons