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Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43713

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Title: Identidade docente: problematizando a relação entre matemática pura e a educação matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFPE.
Authors: SANTOS, Jéssica Hayana Monteiro
Keywords: Professores de matemática; Professores - Formação; Educação matemática; Prática de ensino; Identidade (Psicologia)
Issue Date: 9-Dec-2019
Citation: SANTOS, Jéssica Hayana Monteiro. Identidade docente: problematizando a relação entre matemática pura e a educação matemática nos cursos de Licenciatura em Matemática da UFPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: Os cursos de licenciaturas precisam preparar futuros professores, refletindo sobre a estrutura de sua formação profissional, sua prática pedagógica e como se organiza o ambiente em que atua, estabelecendo relações entre saberes específicos e saberes pedagógicos necessários para atuação. Essas reflexões nos fazem transitar por diversos fatores que contribuem na formação de futuros professores de matemática, e partir delas, surgiu o interesse por desenvolver uma pesquisa que investigue a construção da Identidade Profissional Docente dos professores formadores, problematizando a relação entre a matemática pura e educação matemática. Este estudo objetivou compreender como se dá a construção da identidade docente dos professores do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Federal de Pernambuco, discutindo os aspectos que caracterizam a formação inicial. O contexto de pesquisa foi a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e contou com a participação de três docentes efetivos e treze alunos dos cursos de formação docente na Licenciatura em Matemática. A elaboração de dados se deu através de entrevista semiestruturada e questionário virtual em que tecemos problematizações acerca da relação entre a matemática pura e educação matemática. As análises dos dados mostraram que na universidade, o futuro professor vivencia diferentes experiências, as quais marcarão sua trajetória pessoal e incidirão no seu desenvolvimento profissional. O curso de Licenciatura deve propor uma estrutura que garanta a formação de um professor apto a saber lecionar sua área específica, ou seja, ele precisa conhecer bem o que está ensinando e em paralelo promover conhecimentos pedagógicos que validam a educação matemática. Os resultados nos deram base para continuarmos esse estudo em futuras pesquisas.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43713
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

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