Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4370
Título: A evolução da economia brasileira e o viés anti-exportador
Autor(es): Cordeiro Leão, Gaspar
Palavras-chave: Crescimento; Abertura econômica; Evolução da economia
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Cordeiro Leão, Gaspar; Policarpo Rodrigues Lima, João. A evolução da economia brasileira e o viés anti-exportador. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: Esta dissertação trata da análise da evolução da economia brasileira, do início dos anos 90 a meados de 2004, com destaque para a abertura econômica, a evolução do comércio exterior, a estabilização dos preços, a evolução do agronegócio e a redução do viés anti-exportador, através da análise das principais variáveis macroeconômicas, utilizando-se parte da bibliografia já desenvolvida sobre a matéria. Assim, objetiva-se perguntar e responder, como tem se comportado as exportações brasileiras, em especial entre 1994 e 2004, com relação aos mercados externo e interno? Com o uso de análises de tendências (correlações entre as mais importantes variáveis macroeconômicas), tabelas, gráficos e de fatos recentes, reúnem-se evidências que conduzem ao entendimento que há ainda uma preferência pela venda dos produtos brasileiros para o mercado interno, mas com uma forte tendência, ainda em formação, de uma nova cultura exportadora contemporânea baseada, em especial: na abertura de novos mercados; no esforço organizacional das empresas para melhorar seus desempenhos; na ampliação dos produtos que compõem a pauta de exportações, no período entre 2003 e 2004, resultado líquido da conjugação da melhora dos indicadores macroeconômicos ao fator microeconômico; e, por fim, na análise do viés anti-exportador, com destaque para o maior envolvimento das empresas com a atividade exportadora, inclusive de forma planejada, e os significativos crescimentos das exportações naqueles dois anos, mesmo em um ambiente interno de crescimento da atividade econômica
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4370
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5973_1.pdf1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.