Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43696
Comparte esta pagina
Título : | Resiliência acadêmica: uma análise de discursos de recém-graduados no curso de matemática licenciatura da UFPE. |
Autor : | MELO, Julianne Luzinete de |
Palabras clave : | Professores de matemática; Resiliência (Traço da personalidade); Professores - Analise do discurso |
Fecha de publicación : | 2-dic-2019 |
Citación : | MELO, Julianne Luzinete de. Resiliência acadêmica: uma análise de discursos de recém-graduados no curso de matemática licenciatura da UFPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. |
Resumen : | Este trabalho buscou identificar de modo geral, a partir de discursos de recém graduados do curso de Matemática Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste, como a temática resiliência foi vivenciada por eles no âmbito acadêmico. Essa problemática surgiu a partir do estudo da obra “Em busca de sentido”, de autoria de Viktor Frankl, em uma disciplina eletiva da graduação. Apresentamos alguns aspectos históricos e características da Resiliência, seguido da sua contribuição para a educação, apresentando, além dos estudos de Frankl, algumas concepções de Boris Cyrulnik, entre outros autores. A presente pesquisa é considerada qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório e teve como objetivos específicos: identificar as estratégias usadas pelos ex estudantes para superar possíveis adversidades vivenciadas no decorrer do curso; verificar, na percepção destes, se algum docente agiu como tutor de resiliência e; saber se o grau de resiliência apresentado pelos participantes teria influenciado diante possíveis reprovações. Neste sentido, 16 recém-graduados responderam a uma entrevista semiestruturada, que contemplava algumas situações da vida acadêmica e a um questionário de resiliência, que nos permitisse conhecer pontualmente, a sua manifestação diante das dificuldades. Como conclusão podemos considerar que as principais estratégias utilizadas pelos participantes, diante de adversidades vivenciadas na academia foram: Refugiarem-se na fé; enfrentaram as dores movidos pelo desejo de se mostrarem capazes; reorganizaram o tempo para estudarem mais e dialogaram com os amigos e professores em busca de apoio. Foi possível identificar, no discurso de alguns, o reconhecimento da existência de professores tutores de resiliência, que os motivaram a enfrentar e a superar as adversidades. Em relação às reprovações, constatamos que alguns participantes, mesmo tendo apresentado graus elevados de resiliência, as vivenciaram. Esses achados sugerem não haver uma relação entre esta característica e o desempenho acadêmico, corroborando a pesquisa de doutorado de Leal (2010), que também não encontrou relação entre a manifestação resiliente e a competência profissional, ressaltando que o modo de enxergar a adversidade é que era o diferencial entre as pessoas. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43696 |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
MELO, Julianne Luzinete de.pdf | 903,57 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons