Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43696

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCHAVES, Ana Lúcia Galvão Leal-
dc.contributor.authorMELO, Julianne Luzinete de-
dc.date.accessioned2022-04-06T11:50:36Z-
dc.date.available2022-04-06T11:50:36Z-
dc.date.issued2019-12-02-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationMELO, Julianne Luzinete de. Resiliência acadêmica: uma análise de discursos de recém-graduados no curso de matemática licenciatura da UFPE. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43696-
dc.description.abstractEste trabalho buscou identificar de modo geral, a partir de discursos de recém graduados do curso de Matemática Licenciatura, da Universidade Federal de Pernambuco – Campus Agreste, como a temática resiliência foi vivenciada por eles no âmbito acadêmico. Essa problemática surgiu a partir do estudo da obra “Em busca de sentido”, de autoria de Viktor Frankl, em uma disciplina eletiva da graduação. Apresentamos alguns aspectos históricos e características da Resiliência, seguido da sua contribuição para a educação, apresentando, além dos estudos de Frankl, algumas concepções de Boris Cyrulnik, entre outros autores. A presente pesquisa é considerada qualitativa e quantitativa, com caráter exploratório e teve como objetivos específicos: identificar as estratégias usadas pelos ex estudantes para superar possíveis adversidades vivenciadas no decorrer do curso; verificar, na percepção destes, se algum docente agiu como tutor de resiliência e; saber se o grau de resiliência apresentado pelos participantes teria influenciado diante possíveis reprovações. Neste sentido, 16 recém-graduados responderam a uma entrevista semiestruturada, que contemplava algumas situações da vida acadêmica e a um questionário de resiliência, que nos permitisse conhecer pontualmente, a sua manifestação diante das dificuldades. Como conclusão podemos considerar que as principais estratégias utilizadas pelos participantes, diante de adversidades vivenciadas na academia foram: Refugiarem-se na fé; enfrentaram as dores movidos pelo desejo de se mostrarem capazes; reorganizaram o tempo para estudarem mais e dialogaram com os amigos e professores em busca de apoio. Foi possível identificar, no discurso de alguns, o reconhecimento da existência de professores tutores de resiliência, que os motivaram a enfrentar e a superar as adversidades. Em relação às reprovações, constatamos que alguns participantes, mesmo tendo apresentado graus elevados de resiliência, as vivenciaram. Esses achados sugerem não haver uma relação entre esta característica e o desempenho acadêmico, corroborando a pesquisa de doutorado de Leal (2010), que também não encontrou relação entre a manifestação resiliente e a competência profissional, ressaltando que o modo de enxergar a adversidade é que era o diferencial entre as pessoas.pt_BR
dc.format.extent69p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProfessores de matemáticapt_BR
dc.subjectResiliência (Traço da personalidade)pt_BR
dc.subjectProfessores - Analise do discursopt_BR
dc.titleResiliência acadêmica: uma análise de discursos de recém-graduados no curso de matemática licenciatura da UFPE.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6290932776785382pt_BR
dc.description.abstractxThis work aimed to identify, from the speeches of recent graduates of the Mathematics Degree course, from the Federal University of Pernambuco – Agreste Campus, how the resilience theme was experienced by them in the academic field. This problem arose from the study of the work “In search of meaning”, by Viktor Frankl, in an elective undergraduate discipline. We present some historical aspects and characteristics of Resilience, followed by its contribution to education, presenting, besides Frankl’s studies, some conceptions of Boris Cyrulnik, among other authors. This research is considered qualitative and quantitative, exploratory and aimed to identify the strategies used by former students to overcome possible adversities experienced during the course. In addition, we sought to verify, in their perception, if any teacher acted as a resilience tutor, and whether the degree of resilience presented by the participants would have inflrenced in the face of possible failures. In this sense, 16 recent graduates answered a semi-structured interview, which contemplated some situations of academic life and; to a resilience questionnaire, which would allow us to know, on time, its manifestation in the face of difficulties. In conclusion we can consider that the main strategies used by the participants, in face of adversities experienced in the academy were: Refugee in the faith; they faced the pains driven by the desire to prove themselves capable; rearranged the time to study more and; talked to friends and teachers for support. It was possible to identify, in the discourse of some, the recognition of the existence of teachers who are resilience tutors, who motivated them to face and overcome adversity. Regarding the failures we found that some participants, despite having high levels of resilience, experienced them. These findings suggest that there is no relationship between this characteristic and academic performance, corroborating Leal’s (2010) doctoral research, which also found no relationship between resilient manifestation and professional competence, emphasizing that the way to see adversity is that was the differential between peoplept_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
MELO, Julianne Luzinete de.pdf903,57 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons