Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43690

Share on

Title: Erros matemáticos: um olhar para a mudança.
Authors: GALVÃO, Thamires Cavalcanti
Keywords: Matemática – Estudo e ensino; Didática - Análise - Erros; Jogos no ensino de matemática; Ensino - Recursos didáticos
Issue Date: 11-Dec-2019
Citation: GALVÃO, Thamires Cavalcanti. Erros matemáticos: um olhar para a mudança. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Abstract: O presente trabalho teve como objetivo principal investigar o papel do erro na aprendizagem dos alunos. Para tal finalidade, investiga-se se o Modelo de Análise Didática dos Erros - MADE pode se tornar uma estratégia de construção do conhecimento na busca de solucionar dificuldades no processo de aprendizagem. Como metodologia, utiliza-se neste estudo, o jogo Derivative Game e um questionário online criado na plataforma do Formulário Google Para o presente estudo os sujeitos envolvidos foram 19 discentes matriculados no 4º período de Matemática (Licenciatura) da Universidade Federal de Pernambuco, do Centro Acadêmico do Agreste, que estavam cursando a disciplina de Cálculo Diferencial e Integral I no semestre de 2019.1. De modo particular, evidencia-se nesta pesquisa o jogo como um recurso de ensino, de aprendizagem e de avaliação, reconhecendo, no entanto, seu aspecto dinâmico. Desta maneira, este estudo busca proporcionar ao meio educativo uma contribuição para o processo de ensino e aprendizagem em Matemática no Ensino Superior. A utilização do questionário como objeto de estudo deu subsídios para que através da Análise de Erros na perspectiva do Modelo de Análise Didática do Erros fosse possível realizar a categorização dos erros. O erro contribui de forma que direciona quais estratégias didáticas devem ser utilizadas para erradicá-lo, fornecendo pistas para que o desempenho dos alunos possa ser reconstruído. Compreende-se também a importância da prática docente, tendo em vista que o processo de ensino e aprendizagem ocorre através da relação professor-aluno e a ação docente sendo esclarecedora contribui nesse contexto e, de modo geral, no ciclo da aprendizagem.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43690
Appears in Collections:TCC - Matemática - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
GALVÃO, Thamires Cavalcanti.pdf1,6 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons