Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43688
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | CARVALHO, José Ivanildo Felisberto de | - |
dc.contributor.author | GABRIEL, João Victor da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2022-04-05T19:12:25Z | - |
dc.date.available | 2022-04-05T19:12:25Z | - |
dc.date.issued | 2019-12-12 | - |
dc.date.submitted | 2022-04-05 | - |
dc.identifier.citation | GABRIEL, João Victor da Silva. Odds futebolísticas: desenvolvimento de uma proposta didática para o ensino de probabilidades. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43688 | - |
dc.description.abstract | Nosso trabalho buscou elaborar e validar uma proposta didática por meio de apostas desportivas para a abordagem de conceitos probabilísticos, fazendo com que, fosse discutido em sala de aula, a probabilidade dentro do futebol. A pesquisa foi realizada em uma turma de 2º ano do Ensino Médio, numa escola pública do município de caruaru, com um total de 26 estudantes. Nosso embasamento teórico consistiu em discutir o ensino e aprendizagem da Probabilidade, além de discutir sobre os diferentes significados que a probabilidade possui que é sistematizado por Batanero (2005). Tivemos como objetivo principal, a elaboração dessa proposta didática para investigar os conceitos e estratégias que estão envolvidas nessas apostas, além de analisar toda a aplicação dessa proposta buscando gerar conhecimento na sala de aula. A pesquisa é de natureza qualitativa, onde foram coletadas as respostas, mediante a um questionário composto por 3 perguntas. Os resultados apontaram que os estudantes puderam compreender noções importantes ao conceito de probabilidade em odds por meio do contexto de futebol. Incluímos também que os estudantes participaram de maneira efetiva em toda a proposta. | pt_BR |
dc.format.extent | 59p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Probabilidades (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Jogos de probabilidades (Matemática) | pt_BR |
dc.subject | Apostas (Esportes) | pt_BR |
dc.subject | Probabilidades - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.title | Odds futebolísticas: desenvolvimento de uma proposta didática para o ensino de probabilidades. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/1320205979056562 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/5068777580366565 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Our work sought to elaborate and validate a didactic proposal through sports betting for the approach of probabilistic concepts, making that, in the classroom, the probability within football was discussed. The research was carried out in a 2nd year high school class, in a public school in the city of caruaru, with a total of 26 students. Our theoretical basis consisted in discussing the teaching and learning of probability, as well as discussing the different meanings that probability has that is systematized by Batanero (2005). Our main objective was the elaboration of this didactic proposal to investigate the concepts and strategies that are involved in these bets, besides analyzing the whole application of this proposal seeking to generate knowledge in the classroom. The research is qualitative, where the answers were collected through a questionnaire consisting of 3 questions. The results showed that the students could understand important notions of the concept of odds probability through the soccer context. We also included that students effectively participated in the entire proposal. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece nas coleções: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
GABRIEL, João Victor da Silva.pdf | 6 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons