Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43680

Compartilhe esta página

Título: Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos : Chicken Game em modelos baseados em agentes
Autor(es): PITON, Carina Lemos
Palavras-chave: Engenharia de produção; Teoria dos jogos; Veículos autônomos; Comunicação veicular; Tomada de decisão; Chicken Game
Data do documento: 4-Jun-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: PITON, Carina Lemos. Conflito no tráfego entre usuários autônomos e usuários humanos: Chicken Game em modelos baseados em agentes. 2021. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: A automatização de veículos tem atraído crescente interesse nos últimos anos, tanto para empresas e montadoras quanto para pesquisas acadêmicas. Entende-se como veículo autônomo um automóvel capaz de se movimentar no meio em que está inserido (terra, mar, ar) com pouca ou nenhuma assistência do condutor humano. A inserção desses veículos na sociedade pode acarretar grandes benefícios quanto à segurança no transporte e economia, o que condiz com a franca expansão deste mercado. Atualmente, montadoras e empresas investem bilhões em veículos autônomos, devido à possibilidade de reduzir os riscos de acidentes. Pesquisas que abordam a inserção dos veículos autônomos no trânsito estão sendo realizadas para estudar a interação entre o veículo autônomo e outros agentes (pedestres, ciclistas e outros veículos) a fim de evitar conflitos que podem resultar em colisões. Esses estudos utilizam a teoria dos jogos para analisar o comportamento do veículo autônomo face a decisão de um outro agente. O grau de agressividade do usuário pode influenciar no seu comportamento, e quando a interação ocorre, especialmente entre dois veículos autônomos, a comunicação que permite a troca de informações (velocidade e localização) entre ambos pode afetar a segurança do tráfego. Com isso, este trabalho está voltado para análise da tomada de decisão em duas situações durante a negociação para a mudança de faixa em um cenário de tráfego de duas pistas. A primeira situação ocorre na interação entre veículos autônomos quando há falha na comunicação. Com o modelo Chicken Game foi possível levantar hipóteses sobre os possíveis resultados que a falha na comunicação pode gerar durante o conflito. A segunda ocorre na interação entre veículos autônomos e veículos conduzidos por motoristas humanos. Para esta análise foi utilizado o Netlogo para avaliar aspectos comportamentais, como a paciência do motorista humano, no tráfego de duas pistas ao interagir com veículos autônomos. Os resultados mostram que a qualidade da comunicação é essencial para um desempenho correto em cenários de conflito entre dois veículos autônomos e que a condução agressiva do motorista humano está relacionada à pressa em chegar ao seu destino final.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43680
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Carina Lemos Piton.pdf829,9 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons