Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43678

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Naralina Viana Soares da Silva-
dc.contributor.authorSANTOS, João Victor Oliveira dos-
dc.date.accessioned2022-04-05T14:11:46Z-
dc.date.available2022-04-05T14:11:46Z-
dc.date.issued2022-04-01-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationSANTOS, João Victor Oliveira dos. Uma análise dos obstáculos epistemológicos revelados na aprendizagem de Limite e Continuidade de Funções de uma variável real. 2022. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática-Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2022.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43678-
dc.description.abstractEste trabalho é referente a um estudo sobre os obstáculos epistemológicos revelados na aprendizagem de Limite e Continuidade de Funções de uma variável real. Observamos, através de referenciais teóricos como os de Rezende (2003), Bachelard (1996) e Brousseau (1983), que algumas dualidades essenciais presentes no desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral podem estar relacionadas à resistência de um conhecimento anterior, podendo ocasionar erros cometidos ou interpretações inadequadas. Nesse sentido, de que forma os obstáculos epistemológicos relacionados a dualidades são manifestados na aprendizagem de Limites e Continuidade de Funções de uma variável real por discentes da UFPE/CAA do curso de Matemática-Licenciatura? Diante deste problema, delimitamos como objetivo geral desta pesquisa analisar os obstáculos epistemológicos, relacionados a dualidades, manifestados na aprendizagem de Limites e Continuidade de Funções de uma variável real por discentes da UFPE/CAA no curso de Matemática-Licenciatura. Para isso, adotamos como instrumento de pesquisa um questionário composto por 6 perguntas abertas referentes à noção de Limite e Continuidade. O questionário foi respondido por estudantes do curso de Matemática-Licenciatura da UFPE/CAA matriculados na disciplina Cálculo I no semestre letivo 2021.2. Após a análise das respostas produzidas, pudemos verificar que os estudantes manifestaram alguns desvios ocasionados por obstáculos epistemológicos à noção de Limite e Continuidade de Funções de uma variável real. Essas dificuldades estiveram relacionadas principalmente à dualidade variabilidade-permanência e à dualidade local-global, sendo também observadas as dualidades discreto-contínuo e finito-infinito. Concluímos, então, que o modo como os conhecimentos relacionados a temas do Cálculo foi construído pode gerar entraves manifestados pelos estudantes.pt_BR
dc.format.extent42 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectObstáculos Epistemológicospt_BR
dc.subjectLimite e Continuidadept_BR
dc.subjectLicenciatura em Matemáticapt_BR
dc.subjectDualidade Essenciaispt_BR
dc.titleUma análise dos obstáculos epistemológicos revelados na aprendizagem de limite e continuidade de funções de uma variável real.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7509572723383746pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4498037849511434pt_BR
dc.description.abstractxThis work refers to a study about the epistemological obstacles revealed in the learning of Limit and Continuity of Functions of a real variable. We observed, through theoretical references such as Rezende (2003), Bachelard (1996) and Brousseau (1983), that some essential dualities present in the development of Differential and Integral Calculus may be related to the resistance of a previous knowledge, which may cause errors committed or inadequate interpretations. In this sense, how epistemological obstacles related to dualities are manifested in the learning of Limits and Continuity of Functions of a real variable by students of the UFPE/CAA Mathematica-Licenciatura course? In face of this problem, we defined as a general objective of this research to analyze the epistemological obstacles, related to dualities, manifested in the learning of Limits and Continuity of Functions of a real variable by students of UFPE/CAA in the Matemática-Licenciatura course. For this, we adopted as research instrument a questionnaire composed by 6 open questions about the notion of Limit and Continuity. The questionnaire was answered by students of the Matemática-Licenciatura course at UFPE/CAA enrolled in Calculus I in the school semester 2021.2. After analyzing the answers, we could verify that the students manifested some deviations caused by epistemological obstacles to the notion of Limit and Continuity of Functions of a real variable. These difficulties were mainly related to the duality variability-permanence and the duality local-global, being also observed the discrete-continuous and finite-infinite dualities. We conclude, then, that the way the knowledge related to topics of Calculus was built can generate obstacles manifested by the students.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC FINAL.pdf858,38 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons