Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43675

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorCARVALHO, Marina Juliana Viana de-
dc.date.accessioned2022-04-05T12:26:47Z-
dc.date.available2022-04-05T12:26:47Z-
dc.date.issued2019-12-12-
dc.date.submitted2022-04-05-
dc.identifier.citationCARVALHO, Marina Juliana Viana de. Nível de pensamento geométrico sobre triângulos e quadriláteros em uma turma do 1º ano do ensino médio segundo a teoria de Van Hiele. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43675-
dc.description.abstractO ensino da geometria tem conquistado, nos últimos anos, uma importância maior no cenário da educação e tem sido visto como fator fundamental para o desenvolvimento de habilidades e competências matemáticas no ensino fundamental e médio. O presente trabalho tem como objetivo analisar e identificar o nível de pensamento geométrico de alunos do 1º ano do ensino médio segundo a Teoria de van Hiele, que aborda cinco níveis de desenvolvimento do pensamento geométrico. Desta forma, foi utilizado como ferramenta para coleta dos dados um questionário abordando problemas referente ao reconhecimento, conceito e propriedades de figuras geométricas planas, em foco triângulos e quadriláteros. Deste modo, através das respostas obtidas e posteriormente analisadas foi possível identificar que os sujeitos analisados classificam-se nos níveis 1 e 2, de visualização e análise, porém é necessário aprimorar ainda mais o ensino da geometria visto que o modelo de raciocínio geométrico segundo a teoria de van Hiele, no qual utilizamos é importante para o auxílio deste ensino e aprendizagem, da forma que dispõe da possibilidade de reconhecer as formas de pensar na esfera da geometria.pt_BR
dc.format.extent51p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectGeometria – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectModelos geométricospt_BR
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.titleNível de pensamento geométrico sobre triângulos e quadriláteros em uma turma do 1º ano do ensino médio segundo a teoria de Van Hiele.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2358413644301026pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe teaching of geometry has conquered, in the last years, a bigger importance and has been seen in the scenario of education as a fundamental factor for the development of skills and mathematical abilities on elementary and high school. This work has as objective to analyze and identify high school grade 1 students’ levels of geometric thought according to Van Hiele’s Theory, which composes five levels of geometric thought. Thus, a quiz with problems regarding recognition, concept and characteristics of flat geometric figures, focusing on quadrilaterals and triangles was used as a tool for data collection. That way, was possible to identify through the obtained and analyzed answers that the individuals are classified on 1st and 2nd levels of visualization and analysis, however is needed to improve even more the teaching of geometry keeping in mind that the geometric reasoning model according to Van Hiele’s theory, whereupon we used is important for the aid of this learning and teaching, in the way that makes it possible to recognize ways of thinking in the geometrical sphere.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CARVALHO, Marina Juliana Viana de.pdf2,24 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons