Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43673

Comparte esta pagina

Título : A experimentação no ensino de física no ensino médio: uma proposta didática de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos.
Autor : SILVA, Ivan Márcio da
Palabras clave : Física - Estudo e ensino; Física - Experiências; Dipolos magnéticos; Magnetismo
Fecha de publicación : 14-ago-2019
Citación : SILVA, Ivan Márcio da. A experimentação no ensino de física no ensino médio: uma proposta didática de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos. 2019. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2019.
Resumen : A realização de experimentos nas aulas de Física é de suma importância à construção, interpretação e aplicação dos conceitos dessa ciência pelos educandos, considerando a necessidade de formar para o conhecimento, e desenvolvendo as habilidades necessárias para lidar com problemas científicos e tecnológicos. Esta pesquisa teve como objetivo principal desenvolver uma proposta de ensino de magnetismo através da interação entre dois dipolos magnéticos usando a experimentação. Para tanto, buscamos reconhecer a importância da experimentação como uma proposta de ensino de Física, mostrando a interação entre dois dipolos magnéticos por meio de experimentos, empregando o conceito de magnetismo. O trabalho foi desenvolvido com base no método de pesquisa qualitativa, com foco no modelo experimental. Foi realizada a análise das medidas de comprimento e de força magnética encontradas. O estudo evidenciou que é possível a construção de um experimento de baixo custo para o ensino do conceito de Força Magnética, o qual pode ser aplicado nas aulas de Física do Ensino Médio.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43673
Aparece en las colecciones: TCC - Física - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Ivan Márcio da.pdf768,03 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons