Please use this identifier to cite or link to this item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43670
Share on
Title: | Gamificação e interpretação: uma proposta de RPG para o ensino de dinâmica e cinemática. |
Authors: | SOUZA, Miler Virgulino de |
Keywords: | Jogos; RPG (Linguagem de programação de computador); Dinâmica; Cinemática; Videogames na educação |
Issue Date: | 17-Dec-2018 |
Citation: | SOUZA, Miler Virgulino de. Gamificação e interpretação: uma proposta de RPG para o ensino de dinâmica e cinemática trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018. |
Abstract: | Jogos possuem a capacidade de cativar e engajar seus usuários na resolução de problemas virtualizados. Visando isso, a gamificação busca utilizar elementos presentes nestes jogos em atividades gerais, afim obter resultados semelhantes. A análise destas características leva este trabalho a propor um sistema baseado na gamificação, utilizando-se do Role-playing game (RPG) como ferramenta engajadora para a aprendizagem dos conceitos da dinâmica e cinemática. Após a elaboração de um sistema de regras de RPG desenvolvido de tal forma a quantificar as habilidades dos personagens em grandezas físicas, este foi aplicado em uma turma de ensino médio envolvendo alunos do segundo e terceiro ano. A partir de observações foi possível analisar a reação da turma com o ambiente gamificado que os conceitos no qual foram trabalhados. Tal aplicação possuiu a finalidade de encontrar possíveis características que possam fazer com que este sistema se torne tão atraente e engajador quantos jogos não-pedagógicos possibilitando uma transposição do tipo de conhecimento gerado em jogos para conhecimentos relacionados à conceitos físicos. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43670 |
Appears in Collections: | TCC - Física - Licenciatura |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
SOUZA, Miler Virgulino de.pdf | 882,19 kB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
This item is protected by original copyright |
This item is licensed under a Creative Commons License