Skip navigation
Please use this identifier to cite or link to this item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43670

Share on

Title: Gamificação e interpretação: uma proposta de RPG para o ensino de dinâmica e cinemática.
Authors: SOUZA, Miler Virgulino de
Keywords: Jogos; RPG (Linguagem de programação de computador); Dinâmica; Cinemática; Videogames na educação
Issue Date: 17-Dec-2018
Citation: SOUZA, Miler Virgulino de. Gamificação e interpretação: uma proposta de RPG para o ensino de dinâmica e cinemática trabalho. 2018. Trabalho de Conclusão de Curso (Física - Licenciatura) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2018.
Abstract: Jogos possuem a capacidade de cativar e engajar seus usuários na resolução de problemas virtualizados. Visando isso, a gamificação busca utilizar elementos presentes nestes jogos em atividades gerais, afim obter resultados semelhantes. A análise destas características leva este trabalho a propor um sistema baseado na gamificação, utilizando-se do Role-playing game (RPG) como ferramenta engajadora para a aprendizagem dos conceitos da dinâmica e cinemática. Após a elaboração de um sistema de regras de RPG desenvolvido de tal forma a quantificar as habilidades dos personagens em grandezas físicas, este foi aplicado em uma turma de ensino médio envolvendo alunos do segundo e terceiro ano. A partir de observações foi possível analisar a reação da turma com o ambiente gamificado que os conceitos no qual foram trabalhados. Tal aplicação possuiu a finalidade de encontrar possíveis características que possam fazer com que este sistema se torne tão atraente e engajador quantos jogos não-pedagógicos possibilitando uma transposição do tipo de conhecimento gerado em jogos para conhecimentos relacionados à conceitos físicos.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43670
Appears in Collections:TCC - Física - Licenciatura

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
SOUZA, Miler Virgulino de.pdf882,19 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


This item is protected by original copyright



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons