Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43655

Compartilhe esta página

Título: Patrimônio cultural na cidade do Paulista : uma experiência de educação patrimonial a partir de jogo de trilha digital
Autor(es): SILVA, Williams Urbano da
Palavras-chave: História – Estudo e ensino; Educação; Patrimônio cultural – Paulista (PE); Jogos
Data do documento: 21-Dez-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: SILVA, Williams Urbano da. Patrimônio cultural na cidade do Paulista : uma experiência de educação patrimonial a partir de jogo de trilha digital. 2021. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.
Abstract: Esta dissertação apresenta uma pesquisa centrada na linha de Educação Patrimonial com o tema Patrimônio Cultural na cidade do Paulista. Propõe-se a construir conhecimento histórico e sentimento de pertencimento cultural a partir da ferramenta didática Trilha do Patrimônio Cultural em estudantes do 1o ano do Ensino Médio da EREM Dr. Luíz Cabral de Melo, aliando educação patrimonial e ensino de história. Além disso, foca em trabalhar conceitos históricos e de patrimônio cultural a partir da identificação dos valores representativos dos bens patrimoniais (não necessariamente oficiais) situados na cidade do Paulista. Para tanto, elaborou-se aulas-oficinas centradas na produção de atividades de análise e investigação da história e identidade local guiados pelo método da educação patrimonial. Aplicaram-se formulários com perguntas sobre os bens culturais na intenção de levantar informações históricas para o inventário participativo. Procurou-se ainda discutir o tema dos jogos e da ludicidade no contexto da educação. Também, como parte desta dissertação de mestrado e produto didático-pedagógico, foi possível elaborar um jogo para smartphone denominado Trilha do Patrimônio Cultural, a partir de um inventário participativo e colaborativo capaz de identificar os bens culturais dotados de valor simbólico para os estudantes.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43655
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado Profissional – Ensino de História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Williams Urbano da Silva.pdf7,19 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons