Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43654

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorSOUSA, Daisy Verusca Gomes de-
dc.date.accessioned2022-04-01T16:03:56Z-
dc.date.available2022-04-01T16:03:56Z-
dc.date.issued2021-04-04-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSOUSA, Daisy Verusca Gomes de. O jogo “Corrida ao Topo” em perspectiva inclusiva: uma proposta para o desenvolvimento de conceitos probabilísticos com estudantes do 8º ano do ensino fundamental. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43654-
dc.description.abstractA presente pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições de uma sequência de ensino a partir do jogo “Corrida ao Topo” para o desenvolvimento de conceitos sobre probabilidade na perspectiva inclusiva para alunos do 8º ano do Ensino Fundamental. Para tanto, procuramos compreender como emerge os conceitos de probabilidade na perspectiva inclusiva, e para isso, foi estruturada uma sequência de ensino a partir do jogo “Corrida ao Topo” e das demandas cognitivas de Bryant e Nunes (2012). A pesquisa foi realizada com três estudantes do 8º ano do ensino fundamental, sendo dois videntes e um cego, como também, possui caráter qualitativo tendo como campo de investigação uma Escola Municipal localizada na cidade de Caruaru, agreste pernambucano, referência em educação inclusiva. As análises foram organizadas em três categorias: a compreensão da probabilidade e a interação entre o estudante cego e os videntes a partir do jogo “Corrida ao Topo”; o uso do jogo na perspectiva inclusiva; a análise da sequência e das demandas cognitivas de probabilidade. Os resultados mostram que a interação, o trabalho em grupo ou coletivo e o compartilhamento de informações foram essências na construção e desenvolvimento do conhecimento da probabilidade. Também indicaram que o jogo produzido na perspectiva inclusiva e com problematizações pautadas nas demandas de probabilidade de Bryant e Nunes (2012) possibilitam contribuições significativas na interação e discussão dos resultados entre os participantes, assim como, na apresentação e desenvolvimento de conceitos sobre probabilidade. Concluímos assim, que a proposta realizada contribui para o ensino de probabilidade em perspectiva inclusiva em classes de ensino regular.pt_BR
dc.format.extent92p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensino (Ensino médio)pt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectEstudantes com deficiência visualpt_BR
dc.subjectProbabilidades - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectJogos educativospt_BR
dc.titleO jogo “Corrida ao Topo” em perspectiva inclusiva: uma proposta para o desenvolvimento de conceitos probabilísticos com estudantes do 8º ano do ensino fundamental.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1721566203379075pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThis research aimed to analyze the contributions of a didactic sequence from the game "Race to the Top" to the development of concepts about probability in the inclusive perspective for students of the 8th grade of Middle School. Therefore, we seek to understand how the concepts of probability emerge in an inclusive perspective through a didactic sequence structured from the game “Race to the Top” and the cognitive demands of Bryant and Nunes (2012). The research was carried out with three students from the 8th grade of middle school, being one blind and two who can see. Moreover, it has a qualitative character and took place in a school located in the city of Caruaru, in the countryside of Pernambuco, a reference in inclusive education. The analysis were organized into three categories: the understanding of the probability and the interaction between the blind student and the others through the game "Race to the Top", the use of the game in an inclusive perspective; and the analysis of the sequence and cognitive demands of probability. The results show that the interaction, group or collective work and the information sharing were essential for the construction and development of the knowledge of the probability. They also indicated that the game produced in an inclusive perspective and with issues based on the probability demands of Bryant and Nunes (2012) enable significant contributions in the interaction and discussion of the results among the participants, as well as in the presentation and development of concepts about probability. We conclude, therefore, that the proposal made contributes to the teaching of probability in an inclusive perspective in regular education classes.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SOUSA, Daisy Verusca Gomes de.pdf1,21 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons