Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43638

Compartilhe esta página

Título: A resolução de problemas como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem: uma reflexão dos professores de matemática.
Autor(es): SILVA, Jefferson Manoel da
Palavras-chave: Matemática – Estudo e ensino; Aprendizagem baseada em problemas; Ensino - Recursos didáticos
Data do documento: 31-Ago-2021
Citação: SILVA, Jefferson Manoel da. A resolução de problemas como recurso metodológico no processo de ensinoaprendizagem: uma reflexão dos professores de matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho é resultado de pesquisa realizada junto a professores de matemática que atuam na educação básica com o objetivo de descrever as contribuições da resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Para tanto, é necessário verificar a importância da resolução de problemas como recurso metodológico a ser usado em sala de aula, analisar as contribuições do método de resolução de problema no processo de ensino e aprendizagem e discorrer acerca da percepção dos professores de matemática sobre as contribuições do uso dessa metodologia para o processo de ensino aprendizagem. Realiza-se então uma pesquisa qualitativa, visto que foi investigado a percepção dos entrevistados e como eles compreendem as contribuições do uso da metodologia da resolução de problemas para o processo de ensino aprendizagem. Assim, verifica-se que a resolução de problemas oferece um importantíssimo suporte para processo de ensino e aprendizagem considerando que o estudante precisará montar uma estratégia, raciocinar de maneira lógica e por fim verificar se sua solução funciona, então toda essa execução propicia um amadurecimento do ponto de vista cognitivo e confirma a utilização desse recurso como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Assim, as percepções dos professores entrevistados em muito se assemelham com as teorias apontadas por Polya (1995). Portanto, diante dos achados teóricos e pesquisa, obtivemos que a utilização da tendência resolução de problemas facilitaria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, contribuindo com diversos fatores, dentre eles, raciocínio lógico, fator descoberta, estímulo, criação estratégias, criatividade, curiosidade e senso de pesquisa.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43638
Aparece nas coleções:TCC - Matemática - Licenciatura

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Jefferson Manoel da.pdf1,07 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons