Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43638

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorQUEIROZ, Simone Moura-
dc.contributor.authorSILVA, Jefferson Manoel da-
dc.date.accessioned2022-04-01T15:58:10Z-
dc.date.available2022-04-01T15:58:10Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.date.submitted2022-03-31-
dc.identifier.citationSILVA, Jefferson Manoel da. A resolução de problemas como recurso metodológico no processo de ensinoaprendizagem: uma reflexão dos professores de matemática. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43638-
dc.description.abstractEste trabalho é resultado de pesquisa realizada junto a professores de matemática que atuam na educação básica com o objetivo de descrever as contribuições da resolução de problemas no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Para tanto, é necessário verificar a importância da resolução de problemas como recurso metodológico a ser usado em sala de aula, analisar as contribuições do método de resolução de problema no processo de ensino e aprendizagem e discorrer acerca da percepção dos professores de matemática sobre as contribuições do uso dessa metodologia para o processo de ensino aprendizagem. Realiza-se então uma pesquisa qualitativa, visto que foi investigado a percepção dos entrevistados e como eles compreendem as contribuições do uso da metodologia da resolução de problemas para o processo de ensino aprendizagem. Assim, verifica-se que a resolução de problemas oferece um importantíssimo suporte para processo de ensino e aprendizagem considerando que o estudante precisará montar uma estratégia, raciocinar de maneira lógica e por fim verificar se sua solução funciona, então toda essa execução propicia um amadurecimento do ponto de vista cognitivo e confirma a utilização desse recurso como ferramenta facilitadora no processo de aprendizagem. Assim, as percepções dos professores entrevistados em muito se assemelham com as teorias apontadas por Polya (1995). Portanto, diante dos achados teóricos e pesquisa, obtivemos que a utilização da tendência resolução de problemas facilitaria no processo de ensino e aprendizagem dos alunos, contribuindo com diversos fatores, dentre eles, raciocínio lógico, fator descoberta, estímulo, criação estratégias, criatividade, curiosidade e senso de pesquisa.pt_BR
dc.format.extent59p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMatemática – Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem baseada em problemaspt_BR
dc.subjectEnsino - Recursos didáticospt_BR
dc.titleA resolução de problemas como recurso metodológico no processo de ensino-aprendizagem: uma reflexão dos professores de matemática.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9798093692923437pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0630970592118924pt_BR
dc.description.abstractxThis work is the result of research carried out with mathematics teachers who work in basic education in order to describe how problems solving contribute to the process of teaching and learning mathematics. Therefore, it is necessary to verify the importance of problem solving as a methodological resource to be used in the classroom, analysis as contributions of the problem solving method in the teaching and learning process and discuss the perception of mathematics teachers about the contributions the use of this methodology for the teaching-learning process. A qualitative research is then carried out, as the interviewees' perception was investigated and how they understand how the use of problem solving methodology contributes to the teaching-learning process. Thus, it appears that problem solving offers an extremely important support for the teaching and learning process, considering that the student needs to assemble a strategy, reason logically and finally check if their solution works, so all this execution provides a maturation of the cognitive point of view and confirmation of the use of this resource as a facilitating tool in the learning process. Thus, the perceptions of the interviewed teachers are very similar to the theories pointed out by Polya (1995). Therefore, given the theoretical findings and research, we obtained that the use of the problem-solving trend in the teaching and learning process of students, contributing to several factors, including logical reasoning, discovery factor, stimulus, creating staff, creativity, curiosity and research sense.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
SILVA, Jefferson Manoel da.pdf1,07 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons