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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43622

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Edilson Fernandes de-
dc.contributor.authorDUTRA, Paulo Fernando de Vasconcelos-
dc.date.accessioned2022-04-01T13:30:59Z-
dc.date.available2022-04-01T13:30:59Z-
dc.date.issued2021-12-10-
dc.identifier.citationDUTRA, Paulo Fernando de Vasconcelos. Marcos históricos da educação integral no Brasil analisados a partir da experiência de Pernambuco 2004-2021. 2021. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43622-
dc.description.abstractEste estudo teve origem no Núcleo de Identidades e Memórias, do Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de Pernambuco, e pretende responder ao seguinte questionamento: quais os marcos históricos da Educação Integral presentes na sociedade brasileira e o que podemos apreender a partir da experiência de Pernambuco de 2004 a 2021? Trata-se de uma investigação da historiografia da Educação Integral a partir da experiência do processo de implantação no estado de Pernambuco no período de 2004 a 2021, período em que teve início a primeira experiência desta oferta em Pernambuco. A escolha do objeto estudado se deu pelo profundo interesse do autor em entender o processo de desenvolvimento da oferta de Educação Integral em Pernambuco, bem como sua trajetória profissional, estando à frente da gestão desta Política de 2008 a 2018. Como pressuposto,sustentamos que osresultados da Educação Integral em Pernambuco resultam da decisão política de expandir a experiência de implantação de Escolas Integrais, transformando os Centros de Ensino Experimental em Política Pública a partir de 2008. Para responder ao problema desta pesquisa, são propostos objetivos que delimitam e orientam os procedimentos a serem utilizados na investigação em pauta, como identificar e analisar os principais momentos históricos da Educação Integral no Brasil e em Pernambuco, analisar a documentação oficial sobre a história no Brasil e como se deu a emergência da Educação Integral em Pernambuco. Buscamos registrar a iconografia sobre a Educação Integral em Pernambuco trazendo evidências por meio de matérias publicadas em jornais impressos, planos de governo e documentos relativos à sua historiografia. Tendo como principais autores Costa (2000, 2001, 2008), Freire (1987, 1992, 1996, 2001), Frigotto (2001), Gadotti (2009), Saviani (2008, 2011, 2020), o estudo realizou uma pesquisa qualitativa, com a participação de 2.417 pessoas, com o objetivo de observar a percepção da comunidade escolar sobre a Educação Integral em Pernambuco, analisando o processo de sua implantação e entendendo osimpactos sociais causados, bem como a compreensão sobre a diferenciação entre a Educação Integral e a educação em tempo integral. Em uma segunda etapa foram realizados dois seminários com a participação dos gestores das 51 Escolas de Referência em Ensino Médio implantadas no ano de 2008. Conclui-se que a comunidade escolar aceita e compreende a proposta da Rede Estadual de Ensino para a Educação Integral, bem como sua implantação trouxe significativas melhorias para os resultados educacionais obtidos em avaliações externas. O estudo esclareceu que a comunidade escolar diferencia o conceito de Educação Integral e Educação em Tempo Integral, evidenciou a necessidade de melhorias qualitativas das Escolas Integrais e o aperfeiçoamento da referida política, o que inclui valorização dos profissionais atuantes nessas escolas, melhorias de infraestrutura, diminuição da carga horária diária, revisão do currículo e melhor utilização do uso de novas tecnologias. A tese comprovou que em Pernambuco há uma Política de Estado para o Ensino Integral.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação integralpt_BR
dc.subjectEnsino Médiopt_BR
dc.subjectEducação - Pernambuco - Políticas Públicaspt_BR
dc.subjectEducação - Pernambuco - Políticas Educacionaispt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleMarcos históricos da educação integral no Brasil analisados a partir da experiência de Pernambuco 2004-2021pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coCRUZ, José Vieira da-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7317206025428454pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3329563140947244pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThis study originated in the Nucleus of Identities and Memories, of the Graduate Program of the Federal University of Pernambuco and intends to answer the following question: What are the historical landmarks of integral education present in Brazilian society and what can we learn from Pernambuco's experience from 2004 to 2021? This is an investigation of the historiography of Integral Education based on the experience of the implementation process in the state of Pernambuco from 2004 to 2021, the period when the first experience of this offer in Pernambuco started until the present day. The choice of the studied object was due to the author's deep interest in understanding the development process of the Integral Education offer in Pernambuco, as well as his professional trajectory, being ahead of the management of this Policy from 2008 to 2018. As an assumption, we maintain that the results of Integral Education in Pernambuco result from the political decision to expand the experience of implementing Integral Schools, transforming the Experimental Teaching Centers into Public Policy from 2008. To answer the research problem, objectives are proposed that delimit and guide the procedures to be used in the research at hand, such as identifying and analyzing the main historical moments of Integral Education in Brazil and in Pernambuco, analyzing the official documentation on the history in Brazil and how the emergence of Integral Education in Pernambuco took place. We sought to register the iconography about Integral Education in Pernambuco by bringing evidence through articles published in printed newspapers, government plans, and documents concerning its historiography. Having as main authors: Costa (2000, 2001, 2008), Freire (1987, 1992, 1996, 2001), Frigotto (2001), Gadotti (2009), Saviani (2008, 2011, 2020). The study carried out a qualitative research, with the participation of 2,417 people, in order to observe the school community's perception about Integral Education in Pernambuco, analyzing how the process of its implementation happened and understanding its social impacts, as well as the understanding about the differentiation between Integral Education and full-time education. In a second step, two seminars were held with the participation of managers from the 51 Schools of Reference in High School implemented in 2008. The conclusion is that the school community accepts and understands the proposal of the State Educational Network for Comprehensive Education, as well as its implementation brought significant improvements for the educational results obtained in external evaluations. he study clarified that the school community differentiates the concept of Integral Education and Full-Time Education, highlighted the need for qualitative improvements of the Integral Schools and the improvement of this policy, which includes valuing the professionals working in these schools, improving infrastructure, reducing the daily workload, reviewing the curriculum, better use of new technologies. The thesis proved that in Pernambuco there is a State Policy for Integral Education.pt_BR
dc.description.abstractxEste estudio se originó en el Núcleo de Identidades y Memorias, del Programa de Postgrado de la Universidad Federal de Pernambuco y pretende responder a la siguiente pregunta: ¿Cuáles son los hitos históricos de la educación integral presentes en la sociedad brasileña y qué podemos aprender de la experiencia en Pernambuco desde 2004 hasta 2021? Se trata de una investigación de la historiografía de la Educación Integral a partir de la experiencia del proceso de implementación en el estado de Pernambuco desde 2004 hasta 2021, período en el que se inició la primera experiencia de esta oferta en Pernambuco hasta los días actuales. La elección del objeto de estudio se debió al profundo interés del autor por comprender el proceso de desarrollo de la oferta de Educación Integral en Pernambuco, así como a su trayectoria profesional, estando al frente de la gestión de esta Política desde 2008 hasta 2018. Como hipótesis, sostenemos que los resultados de la Educación Integral en Pernambuco resultan de la decisión política de ampliar la experiencia de implementación de las Escuelas Integrales, transformando los Centros Experimentales de Enseñanza en Política Pública a partir de 2008. Para responder al problema de investigación, se proponen objetivos que delimitan y orientan los procedimientos a utilizar en la investigación en cuestión, como identificar y analizar los principales momentos históricos de la Educación Integral en Brasil y en Pernambuco, analizar la documentación oficial sobre la historia en Brasil y cómo se produjo el surgimiento de la Educación Integral en Pernambuco. Buscamos registrar la iconografía sobre la Educación Integral en Pernambuco aportando evidencias a través de artículos publicados en periódicos impresos, planes gubernamentales y documentos relativos a su historiografía. Teniendo como autores principales: Costa (2000, 2001, 2008), Freire (1987, 1992, 1996, 2001), Frigotto (2001), Gadotti (2009), Saviani (2008, 2011, 2020). El estudio realizó una investigación cualitativa, con la participación de 2.417 personas, con el fin de observar la percepción de la comunidad escolar sobre la Educación Integral en Pernambuco, analizando cómo ocurrió el proceso de su implementación y entendiendo sus impactos sociales, así como la comprensión sobre la diferenciación entre la Educación Integral y la educación a tiempo completo. En una segunda etapa se celebraron dos seminarios con la participación de los directores de las 51 escuelas de referencia en educación secundaria implantadas en 2008. Se concluye que la comunidad escolar acepta y comprende la propuesta de la Red Estatal de Educación a Tiempo Completo, así como su implementación trajo mejoras significativas para los resultados educativos obtenidos en las evaluaciones externas. El estudio aclaró que la comunidad escolar diferencia el concepto de Educación Integral y de Educación a Tiempo Completo, destacó la necesidad de mejoras cualitativas de las Escuelas Integrales y la mejora de esa política, que incluye la valoración de los profesionales que trabajan en estas escuelas, la mejora de la infraestructura, la reducción de la carga de trabajo diario, la revisión del currículo, el mejor uso de las nuevas tecnologías. La tesis demostró que en Pernambuco existe una Política de Estado para la Educación Integral.pt_BR
dc.contributor.advisor-coLatteshttp://lattes.cnpq.br/1801094730094239pt_BR
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