Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43605
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão | - |
dc.contributor.author | LUCENA, Aline Maria de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-30T16:35:16Z | - |
dc.date.available | 2022-03-30T16:35:16Z | - |
dc.date.issued | 2021-08-31 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-29 | - |
dc.identifier.citation | LUCENA, Aline Maria de. O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista: um estudo em Anais de eventos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43605 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho se propôs a analisar as tendências dos estudos realizados na área de Educação Matemática que possuem relação com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), o Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI) e o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). O texto está organizado em oito capítulos onde são apresentados direitos da pessoa com deficiência frente ao processo educativo, pesquisas a educação matemática inclusiva, leis e documentos oficiais, entre outras coisas. Visando analisar os estudos relacionados ao TEA, analisou-se os estudos relacionados ao TEA nos artigos publicados em anais de eventos da área de Educação Matemática e Inclusão. A pesquisa indica um número pequeno de trabalhos publicados sobre a temática. Dentre eles, se observou que os artigos analisados não apresentam uma tendência norteadora como formação de ensino para profissionais que atuam com alunos com TEA nas aulas de matemática. A maioria dos trabalhos indica que precisam ser desenvolvidas formações continuadas para que a inclusão de estudantes autistas nas aulas de matemática realmente aconteça. | pt_BR |
dc.format.extent | 54p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Transtornos do espectro autista | pt_BR |
dc.subject | Pesquisa bibliográfica | pt_BR |
dc.title | O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista: um estudo em Anais de eventos. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9045903139057784 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/4866964083641498 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The present work proposed to analyze the trends of studies carried out in the area of Mathematics Education that are related to the teaching and learning process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the annals of the National Meeting of Inclusive Mathematics Education (ENEMI), the International Congress on Inclusive Education (CINTEDI) and the National Meeting on Mathematics Education (ENEM). The text is organized into eight chapters where the rights of people with disabilities in the educational process, research on inclusive mathematics education, laws and official documents, among other things, are presented. Aiming to analyze the studies related to ASD, studies related to ASD were analyzed in articles published in annals of events in the area of Mathematics Education and Inclusion. The research indicates a small number of works published on the subject. Among them, it was observed that the analyzed articles do not present a guiding trend as teaching training for professionals who work with students with ASD in mathematics classes. Most of the works indicate that continuing education needs to be developed for the inclusion of autistic students in math classes to really happen. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
LUCENA, Aline Maria de.pdf | 709,08 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons