Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43605

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Jaqueline Aparecida Foratto Lixandrão-
dc.contributor.authorLUCENA, Aline Maria de-
dc.date.accessioned2022-03-30T16:35:16Z-
dc.date.available2022-03-30T16:35:16Z-
dc.date.issued2021-08-31-
dc.date.submitted2022-03-29-
dc.identifier.citationLUCENA, Aline Maria de. O processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista: um estudo em Anais de eventos. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43605-
dc.description.abstractO presente trabalho se propôs a analisar as tendências dos estudos realizados na área de Educação Matemática que possuem relação com o processo de ensino e aprendizagem de estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos anais do Encontro Nacional de Educação Matemática Inclusiva (ENEMI), o Congresso Internacional de Educação Inclusiva (CINTEDI) e o Encontro Nacional de Educação Matemática (ENEM). O texto está organizado em oito capítulos onde são apresentados direitos da pessoa com deficiência frente ao processo educativo, pesquisas a educação matemática inclusiva, leis e documentos oficiais, entre outras coisas. Visando analisar os estudos relacionados ao TEA, analisou-se os estudos relacionados ao TEA nos artigos publicados em anais de eventos da área de Educação Matemática e Inclusão. A pesquisa indica um número pequeno de trabalhos publicados sobre a temática. Dentre eles, se observou que os artigos analisados não apresentam uma tendência norteadora como formação de ensino para profissionais que atuam com alunos com TEA nas aulas de matemática. A maioria dos trabalhos indica que precisam ser desenvolvidas formações continuadas para que a inclusão de estudantes autistas nas aulas de matemática realmente aconteça.pt_BR
dc.format.extent54p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.subjectTranstornos do espectro autistapt_BR
dc.subjectPesquisa bibliográficapt_BR
dc.titleO processo de ensino e aprendizagem de matemática para estudantes com transtorno do espectro autista: um estudo em Anais de eventos.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9045903139057784pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4866964083641498pt_BR
dc.description.abstractxThe present work proposed to analyze the trends of studies carried out in the area of Mathematics Education that are related to the teaching and learning process of students with Autistic Spectrum Disorder (ASD) in the annals of the National Meeting of Inclusive Mathematics Education (ENEMI), the International Congress on Inclusive Education (CINTEDI) and the National Meeting on Mathematics Education (ENEM). The text is organized into eight chapters where the rights of people with disabilities in the educational process, research on inclusive mathematics education, laws and official documents, among other things, are presented. Aiming to analyze the studies related to ASD, studies related to ASD were analyzed in articles published in annals of events in the area of Mathematics Education and Inclusion. The research indicates a small number of works published on the subject. Among them, it was observed that the analyzed articles do not present a guiding trend as teaching training for professionals who work with students with ASD in mathematics classes. Most of the works indicate that continuing education needs to be developed for the inclusion of autistic students in math classes to really happen.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
LUCENA, Aline Maria de.pdf709,08 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons