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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43598

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Título: Subjetivação e regime de verdade : percurso que perpassaram as mulheres da educação matemática
Autor(es): BRITO, Amital Aminadab Santos
Palavras-chave: Mulheres; Matemática – Estudo e ensino; Poder (Filosofia); Subjetividade; Devir (Filosofia); Professoras de matemática
Data do documento: 11-Nov-2021
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: BRITO, Amital Aminadab Santos. Subjetivação e regime de verdade: percurso que perpassaram as mulheres da educação matemática. 2021. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2021.
Abstract: Este trabalho tem o objetivo de descrever sobre a inserção de professoras da Educação Matemática, seus processos de subjetivação, que as fizeram escolher a profissão, suas marcas durante os acontecimentos na graduação e enquanto docente e os acontecimentos que são percursos de um devir. Assim como também, trazer a história de algumas mulheres matemáticas de séculos passados. Para isso, utilizamos a cartografia como metodologia desta pesquisa. Assumindo o papel de cartógrafas, adentramos os territórios dos sujeitos. Escolhemos a narrativa para relatar os movimentos que perpassaram nossas participantes. Foram cinco passageiras, professoras da Educação Matemática, convidadas a embarcarem em uma navegação (fictícia), levando-as aos portos (conceitos) da Filosofia da Diferença, entrelaçando com os percursos vividos por elas. Não tencionamos buscar uma resposta para nossas inquietações, mas intervir em cada participante, conhecendo os movimentos que as perpassaram, os encontros, as fugas, os agenciamentos, as subjetivações, a trajetória de um devir, como professoras da Educação Matemática.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43598
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Educação em Ciências e Matemática

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