Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43565
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ROCHA, Cristiane de Arimatéa | - |
dc.contributor.author | VASCONCELOS, Anthonny Ewerton Marinho de | - |
dc.date.accessioned | 2022-03-28T15:21:51Z | - |
dc.date.available | 2022-03-28T15:21:51Z | - |
dc.date.issued | 2020-05-27 | - |
dc.date.submitted | 2022-03-28 | - |
dc.identifier.citation | VASCONCELOS, Anthonny Ewerton Marinho de. Variáveis afetivas nas aulas de matemática: encurtando a distância entre o sentir e o pensar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43565 | - |
dc.description.abstract | As necessidades de ordem afetiva que circundam os estudantes durante as aulas de matemática estão se tornando cada vez mais profundas, diversificadas e relevantes no seu processo de aprendizagem, como predizem Chacón (2003), D’Ambrósio (1996), Freire (1996), Wallon (2007), entre outros pesquisadores da educação e da psicologia. O presente trabalho propõe-se a analisar como as variáveis afetivas presentes nas aulas de matemática marcam a relação do estudante com esta disciplina. Durante a pesquisa, foram construídos dois mapas de memórias afetivas, inspirados em Chacón (2003), com 75 estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola pública do agreste pernambucano, nos quais foram traçadas a evolução dos sentimentos dos estudantes pela matemática do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, ano a ano, e suas principais reações emocionais a situações típicas presentes nas aulas de matemática. A partir destes mapas de memórias afetivas, verificou-se que do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, a frequência com que surgem, ano a ano, sentimentos positivos, apresentou um comportamento decrescente, enquanto que a frequência com que surgem sentimentos negativos, ano a ano, apresentou um comportamento oposto, crescente. A partir destes e de outros resultados, pudemos concluir que, em geral, os estudantes desenvolvem e solidificam muito mais os sentimentos negativos do que os sentimentos positivos em relação a matemática durante a sua trajetória escolar no ensino fundamental. | pt_BR |
dc.format.extent | 63p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.subject | Matemática - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject | Afetividade | pt_BR |
dc.subject | Sala de aula | pt_BR |
dc.title | Variáveis afetivas nas aulas de matemática: encurtando a distância entre o sentir e o pensar. | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8726942342074721 | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/8817258970099014 | pt_BR |
dc.description.abstractx | The affective needs that surround students during mathematics classes becoming increasingly interesting, diverse and relevant in their learning process, as predicted by Chacón (2003), D'Ambrósio (1996), Freire (1996), Wallon (2007), among other researchers in education and psychology. The present work aims to analyze how the affective variables present in mathematics classes mark the student's relationship with this discipline. During the research, two maps of affective memories were constructed, fully supported by Chacón (2003), with 75 students from the 1st year of high school in a public school in Caruaru (city of Pernambuco), in which the evolution of the students' feelings for the mathematics of the 1st to 9th grade of elementary school, year by year, and their main emotional reactions to typical situations present in math classes. Based on affective memory maps, it was found that from the 1st to the 9th year of elementary school, the frequency with which positive feelings arise year after year, showed a decreasing behavior, while the frequency with which negative feelings arise, year by year, it presented an opposite growing behavior. From these and other results, we can conclude that, in general, students develop and solidify negative feelings much more than positive feelings about mathematics during their school career in elementary school. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Áreas::Ciências Humanas::Educação | pt_BR |
dc.degree.departament | ::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docente | pt_BR |
dc.degree.graduation | ::CAA-Curso de Matemática – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Caruaru | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | TCC - Matemática - Licenciatura |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
VASCONCELOS, Anthonny Ewerton Marinho de.pdf | 1,36 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons