Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43565

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorROCHA, Cristiane de Arimatéa-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Anthonny Ewerton Marinho de-
dc.date.accessioned2022-03-28T15:21:51Z-
dc.date.available2022-03-28T15:21:51Z-
dc.date.issued2020-05-27-
dc.date.submitted2022-03-28-
dc.identifier.citationVASCONCELOS, Anthonny Ewerton Marinho de. Variáveis afetivas nas aulas de matemática: encurtando a distância entre o sentir e o pensar. 2020. Trabalho de Conclusão de Curso (Matemática) - Universidade Federal de Pernambuco, Caruaru, 2020.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/43565-
dc.description.abstractAs necessidades de ordem afetiva que circundam os estudantes durante as aulas de matemática estão se tornando cada vez mais profundas, diversificadas e relevantes no seu processo de aprendizagem, como predizem Chacón (2003), D’Ambrósio (1996), Freire (1996), Wallon (2007), entre outros pesquisadores da educação e da psicologia. O presente trabalho propõe-se a analisar como as variáveis afetivas presentes nas aulas de matemática marcam a relação do estudante com esta disciplina. Durante a pesquisa, foram construídos dois mapas de memórias afetivas, inspirados em Chacón (2003), com 75 estudantes do 1° ano do ensino médio de uma escola pública do agreste pernambucano, nos quais foram traçadas a evolução dos sentimentos dos estudantes pela matemática do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, ano a ano, e suas principais reações emocionais a situações típicas presentes nas aulas de matemática. A partir destes mapas de memórias afetivas, verificou-se que do 1° ao 9° ano do ensino fundamental, a frequência com que surgem, ano a ano, sentimentos positivos, apresentou um comportamento decrescente, enquanto que a frequência com que surgem sentimentos negativos, ano a ano, apresentou um comportamento oposto, crescente. A partir destes e de outros resultados, pudemos concluir que, em geral, os estudantes desenvolvem e solidificam muito mais os sentimentos negativos do que os sentimentos positivos em relação a matemática durante a sua trajetória escolar no ensino fundamental.pt_BR
dc.format.extent63p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação matemáticapt_BR
dc.subjectMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subjectAfetividadept_BR
dc.subjectSala de aulapt_BR
dc.titleVariáveis afetivas nas aulas de matemática: encurtando a distância entre o sentir e o pensar.pt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8726942342074721pt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8817258970099014pt_BR
dc.description.abstractxThe affective needs that surround students during mathematics classes becoming increasingly interesting, diverse and relevant in their learning process, as predicted by Chacón (2003), D'Ambrósio (1996), Freire (1996), Wallon (2007), among other researchers in education and psychology. The present work aims to analyze how the affective variables present in mathematics classes mark the student's relationship with this discipline. During the research, two maps of affective memories were constructed, fully supported by Chacón (2003), with 75 students from the 1st year of high school in a public school in Caruaru (city of Pernambuco), in which the evolution of the students' feelings for the mathematics of the 1st to 9th grade of elementary school, year by year, and their main emotional reactions to typical situations present in math classes. Based on affective memory maps, it was found that from the 1st to the 9th year of elementary school, the frequency with which positive feelings arise year after year, showed a decreasing behavior, while the frequency with which negative feelings arise, year by year, it presented an opposite growing behavior. From these and other results, we can conclude that, in general, students develop and solidify negative feelings much more than positive feelings about mathematics during their school career in elementary school.pt_BR
dc.subject.cnpqÁreas::Ciências Humanas::Educaçãopt_BR
dc.degree.departament::(CAA-NFD) - Núcleo de Formação Docentept_BR
dc.degree.graduation::CAA-Curso de Matemática – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localCaruarupt_BR
Aparece en las colecciones: TCC - Matemática - Licenciatura

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
VASCONCELOS, Anthonny Ewerton Marinho de.pdf1,36 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons