Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4355
Título: Microcrédito na região metropolitana do Recife : experiência empreendedora do CEAPE
Autor(es): SILVEIRA FILHO, Jaime Albuquerque
Palavras-chave: Análise de investimento; Estatísticas descritivas
Data do documento: 2005
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Citação: Albuquerque Silveira Filho, Jaime; da Mota Silveira Neto, Raul. Microcrédito na região metropolitana do Recife : experiência empreendedora do CEAPE. 2005. Dissertação (Mestrado). Programa de Pós-Graduação em Economia, Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2005.
Resumo: As empresas precisam ser cada vez mais competitivas, por esta razão mais do que nunca os seus custos devem ser minimizados, e devidamente acompanhados. Por isso, este trabalho tem como objetivo principal acompanhar os investimentos dos projetos de transmissão de rede básica na Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (CHESF), avaliando os desvios existentes no decorrer de todo o processo, ou seja, desde a aprovação do projeto pela Agência Nacional de Energia Elétrica ANEEL, até a conclusão do mesmo. Além da adoção de providências no sentido de tornar o processo ágil e seguro com a definição procedimentos a serem adotados pela empresa, haja vista a reestruturação do setor elétrico brasileiro. Foram analisadas 24 (vinte e quatro) obras de investimento / empreendimentos que fazem parte da rede básica autorizados e aprovados pela Agencia Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).Verificou-se que a maioria dos projetos atrasam pelo menos um ano e meio e que a diferença entre a taxa de retorno da CHESF e da ANEEL é em média 5 %, isto significa que novos cronogramas devem ser estabelecidos e que os cálculos devem ser melhor especificados pela CHESF ou ANEEL.Constatou-se, também, que as normas em vigor não são suficientes para um acompanhamento total do processo. Foi concluído que, por se tratar de um processo complexo que envolve desde Ministério de Minas e Energia até múltiplos órgãos da CHESF, faz-se necessário mapear todo o processo objeto do estudo e por fim, sugere-se que seja implantado um sistema informatizado que consiga rastrear as informações desde o orçamento do investimento até conclusão da obra
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/4355
Aparece na(s) coleção(ções):Dissertações de Mestrado - Economia

Arquivos deste item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
arquivo5967_1.pdf1,44 MBAdobe PDFVer/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.